Em 2012, “Meu Malvado Favorito” virou um hit nos cinemas mundo afora. Poderia ser mais uma história engraçadinha no topo das bilheterias, mas não foi. Tudo porque os coadjuvantes roubaram a cena do vilão/protagonista Gru e viraram sensação. Uma continuação e alguns anos depois, os “Minions” voltam às telas para nos irrita-OPS, animar, em um filme “solo”, que estreia nesta quinta-feira (25).

São muitos os casos parecidos com o do sucesso dos “minions”. Ano passado mesmo, “Malévola” fez milhões nas bilheterias com a história da vilã de “A Bela Adormecida”. O que faz esses personagens cativarem tanto o público? O roteiro, que nos apresenta os coadjuvantes da história? Os atores, que criam tipos inesquecíveis (afinal, já dizia Constantin Stanislavksi, “não existem papeis pequenos, e sim atores pequenos”)? Ou a própria aparência do personagem? Todos os fatores são importantes na construção de um papel icônico.

Pensando nisso, fiz uma lista com dez personagens que-não-eram-os-protagonistas*, mas que são tão ou até mais lembrados quanto eles. E não chorem, mas não deu para botar todos os vilões bacanas do cinema e nem todos os personagens coadjuvantes da Disney. 🙁

9. Regina George (Meninas Malvadas)

Regina George (Rachel McAdams), em Meninas Malvadas

Quando ‘Meninas Malvadas’ estreou, em 2004, o filão dos filmes de high school já estava bastante saturado. Confie na Tina Fey para entregar uma história que, mesmo sem ser tão original assim, deu um fôlego novo aos “corredores de escolas norte-americanas”. O elenco todo é demais, mas quem rouba a cena mesmo é Rachel McAdams e sua Regina George, o arquétipo da patricinha fútil que inferniza – junto ao seu próprio exército de ‘minions’ – quem passar pelo seu caminho. Regina é divertida, sem noção e provavelmente foi a dor de cabeça de Lindsay Lohan, que estava no auge e foi completamente engolida pela “garota mais popular da escola”. E eu espero sinceramente que amanhã vocês vistam rosa!

» LEIA TAMBÉM: Por que “Meninas Malvadas” é um novo clássico do cinema

8. Boba Fett (saga Star Wars)

Boba Fett, em Star Wars

Não dá para dizer que na telona ele roubou o show. No entanto, o ‘culto’ que seguiu Bobba Fett entre os fãs de “Star Wars” é impressionante. Muito disso se deve à história do caçador de recompensas no universo estendido da saga criada por George Lucas e, principalmente, à esperteza da galera do marketing da LucasFilm, que viu no visual bacaninha do filho/clone de Jango Fett a chance de lucrar.

7. Oda Mae Brown (Ghost: Do Outro Lado da Vida)

Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), em Ghost: Do Outro Lado da Vida

Ghost é cafona, mas poderia ser um filme exageradamente cafona se não fosse pela médium espirituosa (hã? hã? entenderam?) interpretada por Whoopi Goldberg. Acompanhada do cabelo todo trabalhado no topete e um dos figurinos mais bregas que o cinema já viu, Oda Mae Brown acaba sendo a personagem para quem torcemos. Queremos que ela perca o medo e ajude o casal a se rever. Queremos que ela não seja presa. O mais bacana? É que ela não se resume a um alívio cômico.

6. Dil (Traídos pelo Desejo)

Dil, de Traídos pelo Desejo

Talvez falar um pouco mais sobre esse personagem e o motivo de ele ter roubado a cena seja um grande spoiler (e mesmo o filme tendo mais de 20 anos, acho mais digno guardar esse “segredo”). Apenas assistam.

5. Gollum/Sméagol (trilogia O Senhor dos Anéis)

Gollum/Sméagol, vivido por Andy Serkis em O Senhor dos Anéis

Na jornada de Frodo e Sam, apareceram muitos personagens icônicos, como Gandalf, O Cinzento, e Aragorn. Entretanto, quando se fala em “O Senhor dos Anéis” e “roubou a cena”, o nome que vem à mente é Andy Serkis e a criatura deturpada por conta do “Um Anel”. Mesmo sendo um antagonista, ele consegue atrair a empatia do público e movimenta a história – tanto é que é fundamental na resolução da saga.

4. Dory (Procurando Nemo)

Dory em Procurando Nemo

As animações são ótimas para coadjuvantes-que-roubam-a-cena (olha os Minions aí!). Ou vai dizer que você não torceu para o Sebastião não ser comido em “A Pequena Sereia”? Ou que não cantou “Hakuna Matata” com Timão e Pumba (que, de tão legais, até ganharam uma série só para eles – isso sem falar que uma das continuações de ‘O Rei Leão’ contou a história do ponto de vista da dupla)? Mas, se for para destacar um coadjuvante ‘animado’, tem que ser a desmemoriada mais adorável do fundo do mar. Dory roubou tanto a cena que, na época, houve campanha para que a Ellen Degeneres (que dubla a personagem na versão original do filme. Sério, assistam. Ela está hilária) fosse indicada ao Oscar. O prêmio não veio (Andy Serkis manda lembranças), mas teremos mais uma chance de ver Dory no ano que vem, quando o spin-off com a história dela estreia. Nossa Senhora do Frasier e do Better Call Saul, que seja bom!

3. Tommy DeVito (Os Bons Companheiros)

Tommy DeVito, de Os Bons Companheiros

Sim, Tommy, te achamos divertido e você nos entretém, por isso está nesta lista, imprensado entre duas divas. O único personagem real do ranking, Tommy poderia ser a típica caricatura do mafioso italiano, mas estamos falando de um roteiro dirigido por Martin Scorsese e de um desempenho sensacional de Joe Pesci, que já havia roubado a cena anos antes em “Touro Indomável”. Tommy é assustador, imprevisível e fundamental para a carga de tensão que Marty imprime no filme.

2. Coringa (Batman: O Cavaleiro das Trevas)

Talvez a morte do ator tenha contribuído para a “mítica” do personagem. O que sei é que não há como terminar uma sessão do filme dirigido por Christopher Nolan e não pensar no “palhaço, bobo, joker” (um doce pra quem acertar a referência!) que percorre a cidade de Gotham sem um plano, apenas matando por diversão. Sem “história pregressa” e nem justificativas, vamos com o Coringa de vidro aberto e com os braços para fora do carro. Batman who?

1. HAL-9000 (2001: Uma Odisseia no Espaço)

Teve peixe, teve mafioso italiano, teve caçador de recompensa, mas quem rouba a cena mesmo nessa lista é um computador. Desculpa aí, Dave! Com sua voz calma e a aparência ‘inofensiva’ (afinal, é uma máquina feita para ajudar o homem!), a ‘luzinha vermelha’ virou um ícone do momento em que se recusa a abrir a porta para o pobre Dave. Dessa lista, é um dos personagens com mais imitações/homenagens na cultura pop ao longo dos anos. Quando os Muppets, os Simpsons e o Family Guy te referenciam, é porque você fez algo ~certo~.

» VEJA TAMBÉM: 10 atores que são sempre coadjuvantes

—————————————————————————————————————-

* ATUALIZAÇÃO: a lista inicialmente contava com a presença de Mammy, interpretada por Hattie McDaniel em “E o Vento Levou”. Já debati muitas vezes sobre tirar ou não esse texto do site, porque meu entendimento de cinema e da representatividade na época certamente não condizia com o que eu penso hoje e com a forma com que eu vejo “…E o Vento Levou” agora. É certo que, por mais que Hattie McDaniel entregue uma grande atuação, sua personagem representa um tropo extremamente problemático: a Mammy. (que, inclusive, é o nome da personagem de McDaniel no filme). Segundo o site TV Tropes, as mammies do cinema e da TV são geralmente mulheres “com sobrepeso, de meia idade ou mais velhas, e com nenhuma sensualidade”. “A mulher branca estaria, assim, supostamente segura que uma Mammy em casa não ameaçaria a fidelidade de seu marido”. “…E o Vento Levou” não foi a única obra da cultura norte-americana a usar a figura da Mammy, mas, sem dúvidas, foi a que mais perdurou. É inegável a importância de Hattie McDaniel para o cinema. Pelo filme, ela se tornou a primeira atriz negra a ganhar um Oscar (feito que só seria igualado 60 anos depois, com Whoopi Goldberg), mas a estatueta não lhe garantiu nada na indústria – a premiação, por exemplo, ocorreu em um hotel que não permitia a entrada de negros, e a McDaniel não foi permitido sentar na mesma mesa que os outros atores do filme e que, assim como ela, estavam indicados naquela noite. A atriz continuou a ser colocada pela indústria para representar o tropo da Mammy: foram pelo menos 40 empregadas domésticas em uma década. Reconheço os méritos técnicos de uma produção como “…E o Vento Levou”, mas entendo que, enquanto consumidora de cinema, devo dar holofote a outras representações de mulheres negras no cinema.

10 Grandes Atuações Masculinas Infantis nos Cinemas

Existem atores que realizam performances tão extraordinárias que deixam uma marca indelével em gerações inteiras, como Marlon Brando em "O Poderoso Chefão" ou Meryl Streep em "A Escolha de Sofia". No entanto, é importante reconhecer que esses artistas geralmente...

Adanilo nos cinemas: conheça 7 filmes do ator amazonense de ‘Renascer’

A estreia de "Renascer", remake da novela clássica da Globo nos anos 1990, terá um gosto especial para quem acompanha o cinema amazonense: Adanilo, um dos maiores talentos da cultura local dos últimos anos, será um dos protagonistas do folhetim. Interpretando...

Cinema em 2024: as 7 maiores polêmicas certas para o novo ano

O Cine Set antecipou muitas das tretas de 2023 da Film Twitter Brasil e do cinema mundial como um todo em uma postagem logo no primeiro dia do ano. Para criar uma tradição, chegou a hora de apostar quais serão os principais debates do mundo cinematográfico para 2024: ...

Os 10 Grandes Nomes do Cinema Brasileiro em 2023 

Escolher 10 nomes do cinema brasileiro que se destacaram em 2023 é uma tarefa inglória visto que tivemos tantos grandes artistas com trabalhos marcantes e relevantes, conquistando o país e o mundo.   Por outro lado, listas e retrospectivas ajudam tanto do ponto de...

O Melhor e o Pior da Parceria Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio | Ranking Cine Set

“Assassinos da Lua das Flores” está entre nós, e é mais um belo filme do mestre Martin Scorsese, no qual ele faz seus dois grandes “musos inspiradores” contracenarem pela primeira vez num trabalho dele, os astros Leonardo DiCaprio e Robert De Niro. Às vezes, acontecem...

O Melhor e o Pior da Parceria Martin Scorsese e Robert De Niro | Ranking Cine Set

“Assassinos da Lua das Flores” está entre nós, e é mais um belo filme do mestre Martin Scorsese, no qual ele faz seus dois grandes “musos inspiradores” contracenarem pela primeira vez num trabalho dele, os astros Leonardo DiCaprio e Robert De Niro. Às vezes, acontecem...

Cinco em Set | Filmes de Terror do Cinema Brasileiro

A bruxa está oficialmente à solta no Cine Set. Posso adiantar logo de cara, por exemplo, que esta não será a única lista de Halloween que nosso estimado portal terá esta semana. Mas esta é, sim, a primeira lista de filmes de terror nacionais publicada aqui no site,...

Cinco em Set: A Arte Brasileira na Tela do Cinema

O Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro encerrou a retrospectiva da obra de Heitor dos Prazeres - compositor, sambista, desenhista de moda, marceneiro, pintor – na última segunda-feira (18/9) e provavelmente estamos esquecendo alguma de suas ocupações. Os...

Cinco em Set | Meus Favoritos de Julio Bressane

É sempre curioso e chocante notar como alguns dos nomes mais importantes do mundo cinéfilo não passam de palavras ao vento à maioria dos ouvidos incautos. Não se trata, naturalmente, de "privilégio" apenas da Sétima Arte. Mas talvez o cinema, por seu caráter massivo e...

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Top 10 Melhor Filme de Ficção

De "Estômago" a "Cidade de Deus", Caio Pimenta traz a segunda parte dos vencedores do prêmio de Melhor Filme de Ficção do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. https://youtu.be/gpYDqOHXnNY 10 . BICHO DE SETE CABEÇAS O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pode ter muitos...