Depois de muita polêmica, o edital de TVs Públicas teve o resultado divulgado nesta terça-feira (21), no Diário Oficial da União. O Amazonas teve quatro projetos aprovados entre os participantes da Região Norte do Brasil. Os selecionados foram os seguintes: 

  • Segunda Temporada de “Lupita no Planeta de Gente Grande”,da Petit Fabrik; 
  • “No Rastro dos Bichos”, da Cambará Filmes; 
  • “Cururu Teitei e os Eletrobabies”, da Paulo César Freire Produções Cinematográficas; 
  • “Ciência Flutuante”, da Flávia L. B. Abtibol Criações. 

Neste terceiro edital voltado para as TVs Públicas, o Amazonas tinha 15 projetos de 13 produtoras diferentes na expectativa pelo resultado da decisão de investimento. A aprovação de apenas quatro foi o resultado mais baixo alcançado pelo Estado desde a implementação da linha. 

No primeiro edital para TVs Públicas, oito projetos do Amazonas foram selecionados, entre eles, os programas “Amazônia Postal”, de Gustavo Soranz, “Meu Pequeno Mundo”, de Welder Alves Pedroso, e “Plantão da Imaginação”, de Christiane Garcia. Já o segundo edital, de 2015, teve outras seis produções aprovadas como, por exemplo, “O Boto”, da Artrupe Produções. 

INFANTIL E MEIO-AMBIENTE: PROJETOS LOCAIS NO PRODAV 

Em entrevista para o Cine Set em agosto de 2019, Bruno Vilela, sócio-proprietário da Cambará Filmes, revelou detalhes sobre “No Rastro dos Bichos”. A série irá abordar animais ameaçados a partir do olhar de povos originários e comunidades tradicionais no Brasil.Orçado em R$ 400 mil, “No Rastro dos Bichos” deve gerar, pelo menos, 20 empregos diretos. 

Aprovado no segundo edital do Prodav, a animação “Lupita no Planeta de Gente Grande” vai ganhar novas aventuras após a primeira temporada ter 13 episódios. Produzida pela Petit Fabrik, o programa é uma série em animação 3D voltada para crianças de 0 a 3 anos e acompanha a personagem-título uma bebê de pouco mais de um ano de idade, mostrada como uma astronauta e, em cada ambiente, para ela, é como um planeta a ser explorado. 

Selecionada pelo projeto “Ciência Flutuante”, Flávia Abtibol é uma das diretoras mais ativas dos últimos anos na cena amazonense com filmes como “Strip Solidão” e “Dom Kimura”, ambos curtas-metragens passagens por festivais nacionais. Já o produtor Paulo César Freire também tem extensa trajetória no audiovisual local, tendo feito a animação “Nas Asas do Condor” e o futuro longa “Enquanto o Céu não me Espera”, os dois dirigidos por Christiane Garcia. 

EDITAL NO MEIO DE POLÊMICA COM BOLSONARO 

O edital das TVs Públicas tornou-se nacionalmente conhecido após o presidente Jair Bolsonaro, nas suas tradicionais lives de quinta, criticar nominalmente quatro propostas com temática LGBT – “Afronte”, “Transversais”, “Religare queer” e “Sexo reverso”. Segundo ele, eram obras que não poderiam receber verba pública por atentarem contra os valores da família brasileira.  

Não demorou muito para Bolsonaro, através do ministro da Cidadania, Osmar Terra, decidir suspender o edital como um todo por um prazo de 180 dias, com possibilidade de extensão para mais 180 dias. 

Porém, por entender haver indícios de que o Ministério da Cidadania agiu de forma discriminatória a homossexuais e transexuais, a 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro concedeu, no dia 7 de outubro, tutela de urgência para obrigar a União a dar continuidade a processo, promovido pela da Agência Nacional do Cinema (Ancine), para seleção de projetos audiovisuais que seriam veiculados nas TVs públicas. 

Formas de voltar para casa em ‘A Migração Silenciosa’ e ‘Retorno a Seul’

Há um filme do amazonense Rafael Ramos chamado “Formas de Voltar Para Casa” que explora de forma reflexiva, melancólica e catártica — dado as sensações pós-sessão — as maneiras como podemos retornar ao que consideramos casa. Pensei muito nele enquanto, em momentos...

A retomada da Película em meio ao marasmo do Digital 

O filme é bem filmado. Tem cara de cinema. Tem jeito de cinema. Tudo parece estar no lugar certo. Mas alguma coisa te incomoda. Alguma coisa na tela. Difícil dizer o quê. Mas algo na imagem parece despertar uma reação alérgica em você. Um quê de artificialidade,...

‘Pobres Criaturas’ e a falsa percepção de excesso de sexo no cinema

Dois eventos recentemente me fizeram pensar em sexo, caro leitor... Sexo no cinema. Primeiro, fui assistir a Pobres Criaturas no cinema e notei uma ocorrência curiosa durante o filme. Em breve voltarei a isso. Segundo... Recentemente, o ex-Superman do cinema, o ator...

A transcendência do Carnaval em dois filmes brasileiros

Quem me vê sempre parado, distanteGarante que eu não sei sambarTô me guardando pra quando o carnaval chegar  (“Quando o Carnaval Chegar”, Chico Buarque, 1972) A maior festa popular do Brasil não é nenhuma estranha ao nosso cinema. Lá está o Carnaval, por exemplo, nas...

‘Assassinos da Lua das Flores’ e a manutenção da lógica cruel da branquitude

Reservation Dogs e Assassinos da Lua das Flores são duas obras contemporâneas produzidas pela indústria cultural do audiovisual estadunidense. A primeira é uma série de três temporadas iniciada em 2021, disponível no Star+, e o segundo é um filme de Hollywood. A...

‘Vudu Delivery’ promete satirizar o ódio dos tempos atuais

Começo da noite, final da tarde, fui representando o Cine Set para um casarão próximo da Estação São Paulo–Morumbi onde estavam acontecendo as gravações finais da comédia, “Vudu Delivery”, novo filme do cineasta Alain Fresnot (de “Desmundo” e “Ed Mort”). A missão era...

Um outro olhar sobre ‘A Estratégia da Fome’, de Walter Fernandes Jr.

O último festival Olhar do Norte, em agosto, trouxe alguma justiça para um dos filmes amazonenses mais interessantes dos últimos anos: A Estratégia da Fome, do cineasta Walter Fernandes Jr. Alguma justiça porque a única avaliação artística da obra até aqui havia sido...

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Top 20 Melhor Filme de Ficção – Parte 1

De "Orfeu" a "Aquarius", Caio Pimenta traz a primeira parte dos vencedores do prêmio de Melhor Filme de Ficção do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. https://youtu.be/nQH8VT8ZXZg 22. ORFEU O Cacá Diegues pode ser um gigante do nosso cinema, responsável por clássicos,...

Uma Conversa com a Equipe da Minissérie ‘Amor e Morte’, da HBO 

A fórmula parece irresistível: um dos grandes produtores da história da TV norte-americana, David E. Kelley (“Ally McBeal”, “Big Little Lies”), a grife HBO (ou Max, agora) e uma história de um crime que realmente aconteceu. “Amor e Morte” chegou sob grande...

‘Bem-Vindos De Novo’ e as separações de famílias em busca do ideal da vida próspera

Laços familiares não são tão fáceis de lidar como aparenta ser; há muitas camadas e complexidades que estão para além do elo e do sangue. Os sentimentos envolvidos são muitos e todos se condensam nessa liquidificação que a vida nos coloca. Então, quando acontece uma...