A Terra Negra dos Kawa“, terceiro longa-metragem da carreira do diretor amazonense Sérgio Andrade, será o filme de abertura do Festival Olhar do Norte 2019. A sessão única e gratuita acontece na noite do dia 12 de abril, no Les Artistes Café Teatro, localizado na Avenida Sete de Setembro, 377, Centro de Manaus. O horário ainda não foi divulgado.

A produção se passa na região metropolitana de Manaus. Os anciãos Uçana e Turyná são os principais responsáveis pelo comando das principais terras locais. Pertencentes à etnia Kawa, eles tornam-se motivo de interesse para cientistas escavadores que descobrem grandes poderes energéticos e sensoriais naquelas que são chamadas de “terras pretas”. O elenco conta com atores indígenas da mesma família – o pajé Severiano Kedassare, a esposa dele, Emerlinda Yepario, e os filhos Kaya Sara e Anderson Kary-Bayá – e intérpretes nacionais como Mariana Lima (“Quem é Primavera das Neves?”), Marat Descartes (Quando Eu Era Vivo) e Felipe Rocha (Como Nossos Pais).

As primeiras exibições de “A Terra Negra dos Kawa” aconteceram na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Festival do Rio. A filmografia de Sérgio Andrade ainda conta com os curtas “Criminosos”, “Um Rio Entre Nós”, “Cachoeira” e os longas “A Floresta de Jonathas” e “Antes o Tempo Não Acabava“, estes dois últimos lançados em circuito comercial nos cinemas brasileiros.

CONFIRA O TRAILER DE “A TERRA NEGRA DOS KAWA”