Ganhador do prêmio do júri do Festival de Cannes 2017, “120 Batimentos por Minuto” não deu chances aos concorrentes e dominou o Lumiere Awards em Paris na segunda-feira (5) em Paris. A produção venceu todas as categorias que disputou e recebeu seis estatuetas, incluindo Melhor Filme, Direção com Robin Campillo, Ator para Nahuel Peres Biscayart, Ator Coadjuvante com Arnaud Valois, Roteiro Original e Trilha Sonora. As informações são do site The Hollywood Reporter.

Em cartaz em Manaus na programação do Cine Casarão, “120 Batimentos por Minuto” se passa na França no início dos anos 1990. O grupo ativista Act Up está intensificando seus esforços para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento em relação a Aids, que mata cada vez mais há uma década. Recém-chegado ao grupo, Nathan (Arnaud Valois) logo fica impressionado com a dedicação de Sean (Nahuel Pérez Biscayart), apesar de seu estado de saúde delicado.

Entre as atrizes, Jeanne Balibar, por “Barbara”, ganhou como atriz principal e Laetitia Dosch, por “Montparnasse Bienvenue”, foi a eleita entre as coadjuvantes. Agnes Varda e JR confirmaram o favoritismo e venceram na categoria de Melhor Documentário com “Visages Villages”, enquanto “Ernest & Celine” e “The Big Bad Fox and Other Tales” empataram como Melhor Animação.

A cerimônia também homenageou as carreiras da atriz Monica Bellucci e do diretor Jean-Paul Belmondo.