Se uma boa mentira depende de bons detalhes, em The Sinner, nova série da Netflix, um assassinato também se revela a partir de suas sutilezas. A história apresenta Cora Tannetti (Jessica Biel), esposa de Mason Tanetti (Christopher Abbott), que em um dia normal com sua família, ataca um homem, matando-o sem motivo aparente. Após ser fichada pela polícia, a assassina se culpa pelo crime e não tem intenções de recorrer ao caso. Cabe então ao detetive Harry Ambrose (Bill Pullman) descobrir suas motivações, conhecendo também muito sobre sua vida de Cora.
Mesmo apresentando um enredo simples e roteiro nem tão surpreendente, a série busca seu lugar em meio a tantas outras que utilizam a mesma temática (“How to get away with a murder” e “Alias Grace”, por exemplo). Para isso, faz uso de minuciosos recursos para ressaltar os fatos que justificam este assassinato. Nesta série, não há dúvidas sobre quem cometeu o crime, a investigação se propõe a descobrir o real significado do crime, o qual nem mesmo Cora se recorda.

Grandes personagens, pequenas detalhes
Um dos artifícios de grande importância adotados é a presença de personagens bem desenvolvidos. Sua montagem inclui cenas que, previamente, parecem aleatórias, mas que se tornam importantes conexões com cada um e até mesmo com o crime estudado.
Para retratar o vazio das memórias de Cora, a primeira cena mostra a personagem nadando sozinha, em um lugar que aparentemente não ter fim. Este tipo de ambientação volta a se repetir na série, como uma forma de escape, significando também fluidez e mudança de vida, de personalidade. Isto corrobora com momentos antes do crime em que Cora se mostra insatisfeita com a vida que tem ao lado do marido e do filho, sempre em busca de uma mudança na rotina.
A medida em que Cora é questionada sobre sua vida e o que poderia ter motivado a violência contra a vítima, imagens e lembranças sonoras vão surgindo como destaque. A música que tocava durante o assassinato, sinos, o papel de parede de um quarto e até mesmo marcas físicas surgem como peças de um quebra-cabeça sobre si mesma. Aos poucos a série revela a importância desses detalhes no trauma sofrido por Cora, relacionando-se com o crime em questão.
Para conseguir decifrar esta grande incógnita, o detetive Ambrose surge como o clichê do único policial no qual Cora pode confiar. Mesmo não aparentando originalidade, este personagem consegue ser um elemento surpresa dentro da trama, sua vida até então normal com problemas de relacionamento na família é explorada à medida em que conhecemos as particularidades em sua personalidade, uma contravenção entre suas necessidades e desejos.
A exemplo destes dois personagens principais e dos coadjuvantes, a trama explora as nuances da mente humana. Entre fragmentos e memórias esquecidas, Cora revela fatos que não sabia sobre si e sobre outras pessoas. Apesar de simples, as motivações de cada um apresentam muito sobre suas respectivas personalidade e participação dentro do ocorrido. A própria Cora descobre ser resultado de diferentes processos sociais, que podem ter sido tão traumatizantes a ponto de se tornarem reprimidos durante muito tempo.
Problemas
Mantendo um ritmo constante de suspense e de interesse na maior parte de seus oito episódios, a série apresenta problemas no desfecho. Os dois capítulos finais, que deveriam ser o ápice da história, o grande plot twist, se tornam decepcionantes em comparação ao que a série propõe anteriormente.
Em um mundo onde tantas atrocidades são cometidas diariamente, o espectador se prepara para ver na ficção acontecimentos correlatos. Todos elementos do roteiro propõem que a personagem principal tenha passado por traumas terríveis, o que realmente acontece, porém, a justificativa para estes ocorridos, para tanto sofrimento, se torna banal visto o potencial que a série apresenta em seu início.
Em meio a séries que já possuem espectadores cativos e que, muitas vezes, pecam por exagerar na busca de surpreender seu público, The Sinner apresenta um final com narrativa congruente. Porém, a série comete erros ao propor que apenas chamar a atenção do público é suficiente para seu sucesso, apresentando um conteúdo que não consegue corresponder ao nível de curiosidade alcançado.
Série muito loka não consegui parar de assistir, vi tudo em um dia, parabéns netflix, vcs acertaram!!!
Gente nao entendi o final por que apareceu aqueles dedos do detetive com manchas pretas
porque ele é sadomasoquista Cibele , … imagino eu , que tipo … por ele se sentir culpado de muitas coisas , assim mesmo como ele relatou para cora ,… no fim ele mostrando os dedos , significa que ele tem que achar outra forma de encontrar algo que lhe devolva o prazer já que o casamento ta acabado, e a mulher que fazia os paranauê lá abandonou ele tmb ,
No último capítulo, quando eles estão dentro do carro, voltando da casa do médico onde ela finalmente lembrou do que havia acontecido com ela, o detetive do pra Cora que ele se indentificou com ela pq ele tbm se culpava de tudo e completa dizendo que eles não têm culpa pelo que fizeram com eles quando eram crianças. Na minha visão , quando de olha para os dedos machucados no final significa que ele de certa forma conseguiu livrar Cora do seu trauma, mas ele continua com o seu, que provavelmente é o motivo pelo qual ele sente necessidade de ser machucado pela mulher
Nossa, não concordo, achei um final muito bom e surpreendente, a série prende a atenção do início ao fim.
Achei o final muito bom também!
Não concordo, achei a série maravilhosa, do início ao fim!
Também não concordo. Achei o final ótimo.
Me prendeu do início ao fim. Concluí em apenas 1 dia.
O mais interessante no desfecho foi a clareza que houve no desfecho em contraste com as imagens/lembranças errôneas que Cora foi tendo no decorrer de alguns episódios. Nada mastigado e cuspido. Tudo sutilmente calculadinho. Amei.
não concordo mesmo! Amei o seriado, sou crítica de series, filmes, entre outros e achei a ideia do seriado maravilhosa, minha curiosidade atingiu o máximo com cada episódio e adorei o final. A netflix está de parabéns, ótima produção, enredo, personagens, tudo!
gente a série NÃO é da netflix
como não? … no começo… está explicito …UMA SÉRIE ORIGINAL NETFLIX , assim como Stranger
Gabriela, ter o selo “Série Original Netflix” nem sempre significa que a série é, de fato, original da Netflix. com The Sinner, por exemplo, não é o caso, uma vez que a série é do canal norte-americano USA Network.
acontece que, quando a Netflix compra os direitos de distribuição mundial de uma série X, ela também ganha, por contrato, o direito de colocar esse selinho, o que acaba confundindo a maioridade das pessoas e causam essa confusão. existem várias séries no catálogo da Netflix que são colocadas como “série original”, mas na verdade a Netflix teve nada a ver com a produção do programa, como é o caso de Orphan Black, Shadowhunters, The Mist, Star Trek Discovery, The Good Place, e, como eu falei, The Sinner, além de muitas outras.
e, no caso, Stranger Things é sim uma série original da Netflix, sendo inteiramente produzida pela empresa.
espero que tenha ajudado <3
Nossa… eu achei a série ótima! Assisti tudo em um dia… me encheu de curiosidade a cada fim de episódio… super recomendo!
Ao contrário dos outros comentários, eu concordo com a autora da crítica. Estava esperando quase um ritual satânico tivesse ocorrido naquele porão e, no mínimo, uma exploração sexual nos meses que sumiu. Foi um final bom, mas esperava mais por causa da trama que construíram.
Era isso que todos estavam esperando. O final na minha opinião foi incrível, pelo simples fato de estarmos esperando o que você disse Isabela e nos surpreenderem com algo muito melhor. Seria bem clichê se o resultado fosse esse.
O que aconteceu no porão foi tranquilo pra você?
Isabela, se tivesse acontecido exploração sexual nos meses que ela ficou presa, seria só mais uma das inúmeras atrocidades que a Cora sofreu! Ela foi mantida como refém, sendo alimentada por drogas pesadas e jogada como um cachorro na rua! Meu Deus…
Eles nos fizeram achar que teria exploração sexual, algum tipo de ritual etc propositalmente, pois a intenção da série é dar algo inesperado sempre que pensamos ter achado uma resposta, se bem que o final acabou acontecendo quase como eu imaginei depois de ter assistido o penúltimo ep, mas foi foda desde o inicio ao fim
Eu compartilho da sua frustração
Ruim foi o final dessa sua análise! O final da série foi bem legal e criativo, mas o pessoal do mimimi metido a crítico tem q achar defeito pra ser diferentão ne?
Final excelente. Conta toda a história e vc entende os motivos dela. Deseja o que no final? Que elas tinha sido abduzidas por integrantes do KKK e sofrido lavagem cerebrla para matar as pessoas aleatóriamente e assim começar uma pequena revolução numa cidade do interior dos USA? Me poupe. Uma das melhores séries que vi no NetFlix. Espero que eles continuem assim, produzindo material de alta qualidade, minha assinatura será vitalícia!
Concordo com o Diego. Final excelente como a série como um todo.
Série incrível. Final idem. Descordo. Assisti em 2 dois dias. Viciante
a justificativa não é banal !!! Eu hein !!! ? É, no mínimo previsível! É sabido que pessoas se envolvem em cada presepada para proteger pessoas próximas! Acho que the sinner é bem um retrato da realidade! Há perigo em todos os cantos!
Aah , Bill Pullman está maravilhoso !
A série foi ótima justamente por não inventar um final mirabolante. Surpreendeu na medida certa! Ótima série.
Cara, tem nada estragado ali. Série redondinha!
Adorei a série tbm, mas nao entendi porque a mãe de cora disse ao policial que Phoebe tinha morrido 1 mês após cora ter ido embora, vocês perceberam isso?
Vdd ficou estranho esta parte, tb não entendi como o detetive sabia q o filho da loira se chamava Winter.
Ele sabia por que a Cora contou a ele sobre o que tinha acontecido no bar, incluindo a conversa que ela teve com Maddie, que disse a ela sobre a suposta ex de J.D. que havia engravidado e tentando suicídio, nesse diálogo delas duas a Maddie fala que a “suposta grávida” que na vdd era ela, queria por o nome do bebê de Winter. So far replay lá. Espero ter ajudado.
Sei que estou atrasado, mas queria entender essa parte também. To na dúvida se foi um erro grotesco ou se eu sou um asno.
EXATAMENTE! esse foi o maior erro da série! Eu fiquei achando que a mãe delas tinha alguma culpa no caso só por conta disso. Se ela disse q a Phoebe morreu um mês depois do submisso da Cora é pq ela sabia da morte e do motivo da mesma, oq nos resta achar q foi pela doença da menina. Esse erro foi GROTESCO.
Sem contar que a Cora tinha trauma da MÚSICA, e em nenhum momento no ato do crime tocou a tal música q deixou ela traumatizada.
A série foi ótima e o índice baixíssimo de desaprovação, prova isso..
Abraços.
Discordo completamente desta crítica!
Estou assistindo a série pela segunda vez e não me canso. Achei o final mais que surpreendente sem ser clichê.
Quem imaginaria que, na realidade, a mulher que chama a Cora para o porão é a irmã?
Série maravilhosa e bem amarradinha.
Terminei agorinha.
Excelente série, excelente trama e desfecho, sem clichês, suspense conduzido com maestria, ótimas atuações, e o final é exatamente o que esperamos de uma série, justo, sem nada mirabolante e com coerência.
Na verdade achei exatamente o contrário do texto. O final, em especial os dois últimos episódios, foi exatamente o que salvou a série. Depois de um ótimo primeiro episódio a série fica bem cansativa e com uma narrativa arrastada. O suspense se perde e só começa a dar sinais de vida do meio para o fim do sexto episódio (lembrando que são 8 no total). No mais, recomendo sem maiores problemas.
Não concordo com o comentário dessa página. A série foi fantástica e o final então, nem se fala. Amei demais! Uma das melhores séries que já assisti na minha vida.
NÃO CONCORDO COM SUA CRITICA.
E frustante nao tem final nas séries, começa bom e termina péssimo sem final ou continuação.
Normal. São vários casos de séries e filmes em que o final estraga tudo. Dá vontade de quebrar a tv!
Porra, TODO mundo elogiando o final nos comentários e NINGUÉM se perguntou do FURO BÁSICO?
**SPOILERS**
Como que o policial não teria ao menos investigado a data da morte da irmã dela? Como que ele não teria interrogado os pais e descoberto que a irmã sumiu/morreu no mesmo dia da Cora? Como ele não foi checar se havia certidão de óbito da irmã?
Pq a mãe omitiu esse fato dizendo “Cora fugiu pouco antes da irmã morrer” em vez de dizer “Cora levou nossa outra filha embora”
Pq a mãe tão apegada a filha doente não quis saber do paradeiro da menina uma vez que Cora foi encontrada?
Ela achou q as 2 fugiram pra Florida? Ótimo.. mas uma vez que Cora foi encontrada largada na rua.. ONDE ESTARIA A OUTRA? Viva? Morta? Morando sozinha?
Não há explicação para isso
Acabei de ver a série agora e me fiz a mesma pergunta que vc e não entendi como ninguém percebeu antes (rs), como alguém tem duas filhas sumidas e nunca procurou a polícia, inclusive uma doente e uma mãe TÃO dedicada ?! Ficou um buraco, amei a série mas me frustou nesse sentido.
Achei a MESMA coisa, série bem legal e instigante, mas um furo ABSURDO os pais simplesmente terem se conformado sem o corpo da filha menor, sem saber do real paradeiro dela!
Meu marido até falou: “Ah, os pais pensaram que elas fugiram…” Mas a mãe afirmou que a Phoebe tinha morrido, como ela afirma isso se o corpo foi encontrado no final?
Observei essas incongruências também, e por isso acho o final forçado. Eles tinha uma linha narrativa muito interessante, no qual Cora iria se deparar com a triste realidade de que Frank não era sua primeira vítima, e a perderam para tentar explicar o sumiço da irmã dela.
Excelente observação!
Pontuou com precisão as falhas do roteiro, na minha humilde opinião.
afff… amém! alguém achou o mesmo que eu!!!
Concordo com tudo mas como gostei mt da Serie, tento me convencer de que essa “Mãe” com pensamentos totalmente fora de realidade.. ficou meio que furiosa com o fato das filhas terem “fugido”, na cabeça de doida dela, e quis esquecer as duas, como se tivesse criado um ódio delas e por isso esculachou a Cora p policia e tbm não quis nem saber da outra , por ter “aceitado fugir” com a cora!
Gente eu não concordo que o final da série não foi bom, na minha opinião o final foi simplesmente revelador, o fato é que as pessoas sempre esperam que quando há um mistério, haverá algo sobrenatural por trás, mas nem sempre é assim, precisamos nos acostumar com o fato de que a realidade muitas vezes é mais surpreendente do que algo que só está na nossa imaginação. Pra quem gosta dos mistérios da mente humana e da psicologia, a série é perfeita do começo ao fim, e eu não estou aqui desmerecendo o trabalho da escritora que por sinal está maravilhoso, ela só mostrou sua opinião, assim como nós temos a liberdade de mostrar a nossa aqui nos comentário. A mente humana é o que há de mais sombrio na realidade, devemos esperar mais disso e menos de elfos e demônios.
O último capítulo assisti quase sem ar! Jamais imaginei esse desfecho!
Eu entendi que o que mais pesou nela foi o trauma que o pai do menino fez nela.
Juntou com a mãe doente, irmã chantagista e a perda da memória enlouqueceu a Cora.
Eu concordo com a crítica. Assisti a série amarradasso, acreditando que haveria algum evento exageradamente catastrófico e intrigante no final, e ao terminar, me senti frustrado.
Outro fator que não gostei da série foram os furos. Em umas 2 ou 3 oportunidades achei muito forçado como as coisas foram colocadas apenas para justificar o enredo ou manter a drama, criando uma sensação de suspense muito artificial e insolúvel.
Nao concordo com a critica, a serie prende tem um forte conteúdo psicológico, e o final esta bem de acordo com o contexto. Cora tinha e manteve seu lado docee amoroso apesar de uma mae esquizofrenizante. E uma irma doente e manipuladora.
Achei a serie psicologicamente coerente, e interessante. A atriz excelente passa bem os conflitos e os traumas da personagem.
eu não entendi uma coisa , o Frankie fez massagem cardíaca errada???
o Frankie fez massagem cardíaca errada na Phoebe?
Nesse caso eu só acho que o desespero dele fez com que ele colocasse peso demais nela na hora da massagem cardíaca e como ela parecia ser bem debilitada, a caixa torácica dela não aguentou o peso e quebrou. Bom, é só um palpite.
Eu queria entender é esse lance dos pais da Cora não chamarem a polícia pelo desaparecimento da caçula, nem questionarem a Cora e ainda afirmarem que ela morreu pouco depois da Cora ir embora. Porque os pais mentiria sobre o desaparecimento da filha? Já que a Cora voltou sem ela.
E outra, não entendi como o Ambrose chegou ao pai do Frank, após ouvir a Mad falando que o JD passou a vender oxi depois daquele dia. Como ele fez a ligação da iniciação do JD como traficante com o pai do Frank?
A série eh toda boa, teve nada de final frustrante, o final da temporada 1 eh otimo, eh por isso q nao considero mto essas críticas de internet quando voua ssistir uma série, mtas falam besteira pa caramba rs