A animação amazonense “CEM PILUM – A história do dilúvio”, do produtor audiovisual Thiago Morais, será exibido na sede da Unesco, em Paris, dentro da programação do Festival Futuros da Terra. O evento previsto para o dia 4 de outubro apresenta filmes e vídeos sobre papel da geociência em nosso futuro sustentável. Além da capital francesa, o festival também será realizado presencialmente em Nova York e Sydney.

“CEM PILUM – A história do dilúvio” foi selecionado ao lado na categoria “Indígenas e Primeiras Nações, juntamente com outros dois filmes. Ao todo, 21 produções integram os finalistas do Futuros da Terra, dentre 972 inscritos de 89 países. A obra amazonense participou de uma mostra online e pode ser assistido no site do festival, onde também participou de votação popular.

“A importância de produzir um filme vai além do fazer audiovisual ou cinematográfico. É uma missão despertar temas tão relevantes, que impactam o mundo. No caso do Festival Futuros da Terra, nunca imaginávamos que pudéssemos integrar uma mostra com essa temática. Mas são as artes e a ciência juntas por um mundo melhor para nós e nossas gerações futuras”, disse Thiago. A animação foi produzida através do edital Feliciano Lana da Secretaria de Cultura e Economia Criativa por meio da Lei Aldir Blanc, em 2021 e já participou de 22 festivais. O filme estará também na programação do 7º Festival de Filmes Etnográficos do Equador, que acontece de 23 a 30 de setembro em Quito.

Conforme o diretor do Museu Amazônico Dr. Dysson Teles, ser classificado junto com cinco filmes a ser apresentado na UNESCO é motivo de muito orgulho para o Museu e para a UFAM. “Um filme produzido a partir do acervo do artista plástico Feliciano Lana ,da etnia dessana, que encontra-se sob a guarda do Museu. Um feito que só valoriza a riqueza cultural e étnica que compõe o acervo do Museu e sobretudo o reconhecimento a nivel internacional de um trabalho produzido no interior da universidade com profissionais qualificados de seus quadros”, declarou.

A cerimônia de premiação acontece no dia 15 de outubro, no Museu Australiano em Sydney e será transmitido para todo o mundo através do site do festival https://www.earthfuturesfestival.com/.

com informações de assessoria