Não deu para “Aquarius” no Oscar 2017, mas o filme brasileiro, protagonizado por Sonia Braga, garantiu a tão sonhada indicação a melhor filme estrangeiro no Prêmio César, considerado o Oscar francês.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, “Aquarius” disputa o prêmio com “A Garota Desconhecida” (Bélgica), “Graduation” (Romênia), “Manchester À Beira-Mar” (Estados Unidos), “Eu, Daniel Blake” (Inglaterra), “É Apenas o Fim do Mundo” (Canadá) e “Toni Erdmann” (Alemanha) – este último, candidato na mesma categoria no Oscar.

Após ser preterido na escolha para representar o Brasil na premiação de Hollywood, “Aquarius” ganhou apoio e torcida de alguns críticos norte-americanos, que lamentaram, após a divulgação dos indicados ao Oscar, na terça-feira (12), a ausência do filme em categorias como melhor atriz, diretor e roteiro original.

Segundo reportagem do blog Baixo Manhattan, “Aquarius”, no entanto estava inelegível para o prêmio, já que sua distribuidora americana não inscreveu o filme oficialmente.

A 42ª edição do Prêmio César acontece no dia 24 de fevereiro e traz o polêmico “Elle”, de Paul Verhoeven, na liderança, ao lado de “Frantz”, de François Ozon, com onze indicações cada. Eles concorrem ao prêmio principal de melhor filme com “Divines”, Agnus Dei”, “Mal de Pierres, “Mistéria na Costa Chanel” e “Victoria”.

O César seria presidido pelo cineasta franco-polonês Roman Polanski, que desistiu do convite após associações feministas convocaram um boicote devido às acusações de estupro de uma menor há quatro décadas.

do site UOL