A Ancine e o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul anunciaram a Chamada Pública PRODECINE 01/2015  do Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2. O edital disponibiliza recursos do Fundo Setorial do Audiovisual para a produção de filmes de longa-metragem brasileiros, de ficção, animação ou documentário. As inscrições para o programa abrem nesta quinta, dia 12 de novembro e se encerram no dia 28 de dezembro.

Nesta edição, o programa investirá R$ 40 milhões nos filmes contemplados, R$ 10 milhões a mais que na edição anterior. Além disso, o edital prevê ao menos 30% dos recursos destinados a projetos provenientes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e um mínimo de 10% para  filmes da região Sul e dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, como medida para democratizar e distribuir o investimento.

A iniciativa do PRODECINE 01 já financiou mais de 190 longas, entre eles Faroeste Caboclo, de René Sampaio; Serra Pelada, de Heitor Dhalia; e Nise da Silveira – No coração da loucura, de Roberto Berliner. Os interessados em se candidatar ao edital devem realizar a inscrição nosite do BRDE. O prazo se encerra no dia 28 de dezembro às 18h.

do site Filme B