O documentário “Tudo por Amor ao Cinema” será exibido no próximo dia 3 de fevereiro. Dirigido por Aurélio Michiles, o filme estreia na televisão paga após estrear nos cinemas brasileiros em julho de 2015. O longa mostra a trajetória do amazonense Cosme Alves Netto, uma das mais importantes figuras do cinema brasileiro.

Cosme foi curador da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro por mais de duas décadas e responsável pela conservação e recuperação de diversos filmes do cinema nacional, além de ilustre figura do cineclubismo no Amazonas. Sua militância política também é destaque no filme. Além do próprio Cosme, figuras como Cacá DieguesEduardo Coutinho, Walter CarvalhoNelson Pereira dos Santos surgem em depoimentos atuais e imagens de arquivo no documentário.

O documentário teve sua estréia na abertura do 19º Festival Internacional É Tudo Verdade (Rio de Janeiro) e também foi exibido em festivais nacionais, como o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o CINEOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, em Minas Gerais; e internacionais, como o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, em Cuba, e o Festival Internacional de Cinema do Uruguai.