O mestre do cinema iraniano Abbas Kiarostami será homenageado nesta semana no Cine & Vídeo Tarumã. Três clássicos do cineasta morto no último dia 4 de julho serão exibidos no cineclube da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus da Ufam.

Filme de 1994, “Através das Oliveiras” abre a programação nesta segunda-feira (18). A produção mostra um cineasta filmando no interior do Irã, numa região marcada pela pobreza e por um terremoto. Paciente, ele conversa com as pessoas e se interessa pelos pequenos dramas de todos. Os atores são recrutados entre os habitantes e o final das filmagens acaba retardado porque dois dos selecionados não conseguem repetir as falas de uma cena banal. O jovem está apaixonado pela atriz e, no fundo, ele erra as falas para retardar a separação dos dois. Nos intervalos, implora que ela se case com ele e, quando o diretor encerra os trabalhos, ele tem os últimos instantes para conquistá-la.

Já na quarta-feira (20) será a vez de “Gosto de Cereja”. Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1997, o filme acompanha a história de Badii, um senhor amargurado que quer cometer suicídio, mas para fazer isso quer que alguém o ajude – como enterrá-lo no local adequado, por exemplo. Todos se recusam por várias diferentes razões, até que encontra um turco que também tentou se suicidar no passado.

“Dez” fecha a programação dedicada a Kiarostami na sexta-feira (22). O longa de 2002 conta a história de uma mãe divorciada de classe média que dirige um carro. Sempre com uma pessoa no passageiro, ela passa o filme inteiro conversando e debatendo com suas caronas. São cinco estórias a serem contadas, que se intercalam umas nas outras: a do filho pré-adolescente Amin; a de sua irmã; a de uma senhora religiosa; a de uma jovem apaixonada e a de uma prostituta.