Manaus não é um exemplo quando se fala em filmes do circuito alternativo. Muitas vezes, importantes produções do mercado internacional acabam ficando fora em detrimento às comédias populares nacionais e os blockbusters de Hollywood. Pensando nisso, o Cine & Vídeo Tarumã exibe, nesta semana, três longas inéditos nas salas de exibição da capital amazonense. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus da Ufam.

A comédia francesa “A Família Bélier” abre a programação nesta segunda-feira (25). Dirigido por Eric Lartigau, a produção acompanha Paula (Louane Emera), uma jovem que precisa se dividir entre cuidar da família com problemas auditivos e se dedicar à vida de cantora, enfrentando uma série de obstáculos para atingir seus objetivos.

Quarta-feira (27) é a vez do suspense “O Abrigo”, do diretor Jeff Nichols. Estrelado por Michael Shannon e Jessica Chastain, o filme traz a história de Curtis, um sujeito que mora numa cidade pequena de Ohio com sua mulher Samantha e sua filha Hannah, uma menina de 6 anos com deficiência auditiva. Ele começa a ter pesadelos sobre uma tempestade apocalíptica, mas prefere mantê-los em segredo. Perturbado, fica obcecado pela construção de um abrigo na parte de trás de sua casa, despertando a preocupação de sua esposa e a intolerância dos vizinhos. Convencido de que as visões são um aviso de um desastre que se aproxima, ele conta tudo para sua mulher, colocando à prova sua própria relação.

O polonês “Elles”, da diretora Malgorzata Szumowska, encerra a semana na sexta-feira (29). A produção traz Juliette Binoche como uma jornalista de uma grande revista voltada para o público feminino que trabalha em uma matéria sobre a prostituição estudantil. Ela consegue os depoimentos de duas estudantes de Paris, Alicja e Charlotte, que abrem suas vidas sem pudor ou vergonha. Tais confissões acabam ecoando no dia a dia de Anne e interferindo em seus relacionamentos pessoais.