Sabe quando um carro dá um salto gigantesco, praticamente voa e chega ao solo pronto para acelerar mais e mais? Ou, então, o protagonista consegue ser capaz de escapar de explosões, tiros e todos os perigos possíveis e impossíveis tudo somente para salvar a mocinha no final?

O cinema de ação se popularizou por cenas grandiosas como essas que, muitas vezes, nos colocam em dúvida se aquele feito do herói desafia as leis da física e se seria possível na vida real. Clássicos do gênero como “Rambo”, “True Lies”, “A Outra Face” e sucessos recentes como “Jogos Mortais”, “Bad Boys”, “Velozes e Furiosos”, “Carga Explosiva”, “John Wick” possuem diversas sequências do gênero repletas de efeitos visuais de tirar o fôlego.

Crítica: Jack Reacher, com Tom CruiseOS ASTROS

Desafiar os limites do mundo real nas telas, inclusive, tornou-se a marca registrada de gigantes de Hollywood. O que seria das carreiras de astros como Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone, Dwayne Johnson, Jason Stanham e Jean-Claude Van Damme sem estes momentos?

Mas, não são apenas homens extremamente musculosos que fazem feitos incríveis nos cinemas. Bruce Willis foi o primeiro a mostrar isso no clássico “Duro de Matar” em que John McClane enfrenta terroristas para salvar o dia.

Tom Cruise também aproveitou a oportunidade para fazer ele mesmo (sem dublês!) as perigosas sequências de “Missão Impossível”, “Jack Reacher”, além de sucessos como “No Limite do Amanhã”. O astro chegou até mesmo a ficar pendurado do lado de fora de um porta-aviões!

Já Liam Neeson deixou os longas de drama como “A Lista de Schindler” para partir protagonizar cenas de ação impressionantes em “Busca Implacável”. Por fim, sempre necessário fazer jus ao mestre Jackie Chan.

E quem disse que filmes de ação são apenas para os homens? As mulheres também vêm ganhando espaço neste tipo de produção, encarando o perigo de sequências arriscadas. São os casos de Uma Thurman no clássico “Kill Bill”, Charlize Theron em “Atômica”, Brie Larson em “Capitã Marvel”, entre outras.

matrix reloaded revolutionsIMORTALIDADE X MUNDO REAL

Esta possibilidade de atingir o supostamente inalcançável faz parte do imaginário humano e também das origens do cinema. Basta recordarmos, por exemplo, George Mélies com o clássico “Viagem à Lua”, de 1902. Dali em diante, a Sétima Arte expandiu as possibilidades seja através da ficção científica em obras como “Metrópolis”, “Blade Runner” e “Matrix”, terror em clássicos como “Nosferatu” e, claro, os filmes de ação.

Através do cinema, o homem viu a possibilidade de vencer os maiores desafios aos quais não seria capaz de fazê-lo na vida reais nas telonas e torna-se imortal, invencível, um deus. Nem mesmo que por apenas 120 minutos. Porém, muitas vezes, fica sempre a dúvida: será que determinada cena não pode ocorrer fora das telonas? E por que não?

Por isso, o Cine Set traz uma infográfico interativo, produzido pela equipe de cassino online da Betway, sobre as chances dos feitos de estrelas do cinema darem certo na vida real. Será que acabaríamos inteiros ou nos machucaríamos feio? Confira abaixo: