O Núcleo de Antropologia Visual (NAVI) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) retoma suas sessões semanais, às quintas-feiras das 12h30 às 14h, com exibições de filmes de seu acervo seguidas de debates, no Auditório Rio Negro localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

A Mostra “Encontro de Olhares” busca homenagear os realizadores que participaram da pesquisa Amazônia Audiovisual: Representatividades Contemporâneas, realizada pelo NAVI nos anos de 2013 e 2014, com o patrocínio da Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapeam).

Os filmes refletem as escolhas temáticas que representam de certa forma, o imaginário da Amazônia transposto para o vídeo: festas religiosas, autoetnografias indígenas, experiências da vida urbana, meio ambiente, saberes tradicionais, lutas dos povos indígenas, dos quilombolas, seringueiros e dos trabalhadores rurais. Confira a programação da Mostra para esta semana:

Awara Nane Putane – uma historia do cipó, de Sergio de Carvalho (23 min. 2012) 

Sinopse: Animação que conta o mito de origem do uso tradicional da ayahuasca, na versão da etnia Yawanawa, que vive no coração da floresta Amazônica, no estado do Acre. O curta é todo falado em idioma Yawanawa, com legendas em português. Todos os sons foram captados na floresta. “Nenhum som de árvore, de pássaros, é artificial”, garantiu Carvalho. O curta foi exibido em uma rede de televisão a cabo em toda a América Latina, além de ter sido escolhido para exibição no Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF).

Kene Yuxi, as voltas do Kene – Zezinho Yube – 48 min. 2010.

Sinopse: Ao tentar reverter o abandono das tradições do seu povo e seguindo as pesquisas do seu pai, Yube corre atrás dos conhecimentos dos grafismos tradicionais das mulheres Huni Kui (ou Kaxinawá).