O cinema americano perdeu um de seus importantes diretores na noite desta terça-feira (21). Responsável por filmes como “Los Angeles – Cidade Proibida”, “8 Mile – Rua das Ilusões” e “Garotos Incríveis”, Curtis Hanson morreu aos 71 anos em Los Angeles. O cineasta sofria há anos com o Mal de Alzheimer. As informações são do site da Variety.

O primeiro filme dirigido por Curtis Hanson foi a comédia adolescente “Porky´s 3”, em 1983. Quatro anos depois comandou o suspense “Uma Janela Suspeita” e, em 1990, “A Sombra do Mal”. Sucesso moderado, especialmente nas telas do SBT, o diretor alcançou com o suspense “A Mão Que Balança o Berço”.

Curtis Hanson começou a ser mesmo notado com o drama “Um Rio Selvagem”, com Meryl Streep e Kevin Bacon. A obra-prima da carreira estaria por vir: em 1997, o diretor comandou o noir “Los Angeles – Cidade Proibida”. A produção marcou a retomada de Kim Basinger e foi bastante elogiada pela crítica especializada. Caso “Titanic” não tivesse aparecido no caminho, o filme seria o provável vencedor do Oscar 1998.

A boa fase seguiu com o drama “Garotos Incrível” reconhecido pela ótima atuação de Michael Douglas. Em 2002, Curtis Hanson teve o desafio de comandar Eminem no filme “8 Mile – Rua das Ilusões”. A produção rendeu altos elogios para o rapper. Mesmo que nem tão brilhante igual os principais acertos, “Em Seu Lugar” rendeu bons momentos para Cameron Diaz e Toni Colette. “Bem-Vindo ao Jogo”, “Grande Demais Para Quebrar” e “Tudo por um Sonho” foram os últimos filmes dele na direção.

CURTIS HANSON (1945-2016)