O cineasta Andrey Zvyagintsev postou, nesta semana, um vídeo na internet em protesto contra o atual presidente russo, Vladimir Putin. Ele é diretor de “Loveless”, candidato da Rússia na briga pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2018. As informações são do site da Variety.

Zvyagintsev criticou Putin sobre a prisão do líder oposicionista Alexei Navalny. “O presidente da Rússia, assim como o presidente de qualquer nação, é quem deve garantir a vida e segurança de seus cidadãos. De que dignidade podemos falar se nos oferecerem para escolher um [candidato presidencial]? Não há dignidade humana quando o seu oponente está sendo perseguido de forma tão arbitrária, estúpida e feia”, declarou.

O diretor venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro com “Leviatã”. Neste ano, lançou “Loveless” em Cannes. O filme acompanha Boris (Alexey Rozin) e Zhenya (Maryana Spivak) que estão se divorciando. Após vários anos juntos, os dois se preparam para suas novas vidas: ele com sua nova namorada, que está grávida, e ela com seu parceiro rico. Com tantas preocupações, é difícil eles darem atenção ao filho Alyosha (Matvey Novikov). Até que ele desaparece misteriosamente.