O cinema asiático saiu consagrado do Festival de San Sebastián durante a cerimônia de premiação do evento na noite deste sábado (24). Três dos principais troféus foram para o continente, incluindo Melhor Filme. O Brasil foi lembrado com a menção honrosa para “Era o Hotel Cambridge”, de Eliana Caffé. As informações são do site da Variety.

Dirigido por Xiaogang Feng, o chinês “I Am Not Madame Bovary” recebeu a estatueta de Melhor Filme. O longa ainda ganhou na categoria de Melhor Atriz com Fang Bingbing. A produção acompanha Li Xuelian, uma mulher do interior que está sendo falsamente acusada pelo de possuir um amante. Para se defender, Ki decide se mudar. Ela sai da pequena cidade onde vive em direção à capital, passando pelas grandes cidades do caminho.

O prêmio de Melhor Diretor ficou com o sul-coreano Hong Sang-soo pelo filme “Yourself and Yours”, enquanto o espanhol Eduard Fernández recebeu a estatueta de Melhor Ator por “Smoke & Mirrors”.  Os prêmios especiais do júri foram divididos pela co-produção entre Dinamarca e Suécia, “The Giant”, e pela dobradinha Argentina e França em “The Winter”.

“The Winter” também ganhou com Ramiro Civita em Melhor Fotografia. Fechando os prêmios principais está o espanhol “May God Save Us” com a estatueta de Melhor Roteiro pelo trabalho de Isabel Peña e Ricardo Sorogoyen.