O Brasil está fora do Globo de Ouro 2018: “Bingo – O Rei das Manhãs” não conseguiu a indicação na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Apesar da forte campanha, a produção nacional dirigida por Daniel Rezende está pouca cotada no mercado internacional e dificilmente deve conquistar uma das vagas ao Oscar do ano que vem.

Com a ausência de “Bingo” da disputa, o Brasil já acumula 14 anos sem participação na festa da Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood. A última indicação aconteceu com “Cidade de Deus” em 2003. A produção de Fernando Meirelles acabou perdendo para o clássico de Pedro Almodóvar, “Fale com a Ela”. A única vitória do país na premiação foi com “Central do Brasil”, em 1999.

Por outro lado, a América Latina estará representada pelo Chile com “Uma Mulher Fantástica”. O longa dirigido por Sebastián Lelio chega como um dos principais candidatos a levar o prêmio, mas, terá concorrentes de peso, incluindo, o novo filme de Angelina Jolie, “First They Killed My Father”, e o ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2017, o sueco “The Square”.