A homenagem ao pior filme de todos os tempos resultou no prêmio de Melhor Ator de Comédia/Musical para James Franco pelo desempenho em “O Artista do Desastre”. Esta é a segunda vitória do ator no Globo de Ouro: a primeira aconteceu em 2002 ao interpretar James Dean em um filme para a televisão.

Em “O Artista do Desastre”, James Franco interpreta Tommy Wiseau, o diretor, roteirista e protagonista de “The Room”, considerado o pior filme da história pela crítica especializada. A produção mostra todo o bizarro processo e luta de Wiseau para fazer o filme.

James Franco já concorreu anteriormente no Globo de Ouro na área de cinema com “127 Horas” e “Segurando as Pontas”.

OPINIÃO e PANORAMA PARA O OSCAR

O estilão descolado e o jeito de quem parece pouco interessado esconde o artista inquieto que James Franco é. Um sujeito capaz de ir do drama à comédia, trabalhando com os principais diretores da atualidade (Ridley Scott, Danny Boyle, Werner Herzog) e também com disposição para assumir a direção de filmes.

A vitória no Globo de Ouro e a indicação ao SAG não o garantem no Oscar de Melhor Ator. Porém, credencial James Franco como um bom candidato para ficar com uma das cinco vagas. Agora, a chance de ganhar a estatueta dourada é nula, pois a concorrência de Daniel Day-Lewis e, especialmente, de Gary Oldman é fortíssima.

VENCEDORAS DOS ÚLTIMOS ANOS DO GLOBO DE OURO DE MELHOR ATOR COMÉDIA/MUSICAL:

2017 – Ryan Gosling, por “La La Land”

2016 – Matt Damon, por “Perdido em Marte”

2015 – Michael Keaton, por “Birdman”

2014 – Leonardo DiCaprio, por “O Lobo de Wall Street”

2013 – Hugh Jackman, por “Os Miseráveis”