A aprovação de apenas 54% do público em mais de 132 mil avaliações sobre “Star Wars – Os Últimos Jedi” no Rotten Tomatoes assusta para uma produção tão popular e vista no mundo inteiro. Porém, um fato está por trás deste resultado: a participação do grupo direita Down With Disney’s Treatment of Franchises and its Fanboys (“Abaixo a Disney e seu tratamento das franquias e dos fãs”) afirma ter contribuído para diminuir a pontuação do filme dirigido por Rian Johnson. As informações são do site Indiewire.

Em entrevista ao jornal Huffington Post, um dos integrantes do grupo, de forma anônima, informou que houve um movimento dentro do coletivo para criar perfis falsos e atribuir as notas negativas para o filme. Segundo ele, avaliar negativamente “Star Wars – Os Últimos Jedis” seria uma forma de protestar contra a Disney por “introduzir mais personagens femininas no universo da franquia” e também por querer transformar Poe Dameron e Luke Skywalker em gays, além de fazer do personagem de Oscar Isaac uma “vítima do movimento anti-mansplaining”.

O Rotten Tomatoes informou que está tratando o assunto de forma muito séria e que possuem “um time de experts em segurança, rede social e base de dados monitorando. Eles não identificaram nenhuma atividade que não fosse usual”.