Com início previsto para 5 de fevereiro, o Festival de Berlim anunciou todos os integrantes do júri oficial. Entre os principais destaques estão as presenças do ator Daniel Bruhl (“Rush”), Audrey Tautou (“O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”) e o criador da série “Mad Men”, Matthew Weiner.

A diretora peruana Claudia Llosa (“A Teta Assustada”), a produtora Martha De Laurentiis (da série “Hannibal”), o cineasta sul-coreano Bong Joon-ho (“Expresso do Amanhã) completam o júri. O presidente será Darren Aronofsky, diretor responsável por sucessos como “O Lutador”, “Cisne Negro” e “Noé.

Os homenageados da edição deste ano do Festival de Berlim serão o diretor alemão Marcel Ophuls (“A Tristeza e a Piedade”) e o historia russo Naum Kleiman, antigo diretor do Museu do Filme de Moscou.

Sem produções na disputa pelo Urso de Ouro em 2015, o Brasil terá cinco produções na seleção nas mostras paralelas do Festival de Berlim. “Brasil S/A”, de Marcelo Pedroso, e “Beira-Mar”, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon serão os representantes nacionais na mostra Forum, enquanto “Sangue Azul”, de Lírio Ferreira, “Ausência”, de Chico Ferreira, e “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert estão na mostra Panorama.

Na disputa pelo Urso de Ouro estão “Mr. Holmes”, nova versão da clássica história do detetive britânico com Ian McKellen (o Gandalf de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”) como o personagem principal; “Queen of Desert” com Nicole Kidman, Robert Pattinson e James Franco em um épico dirigido por Werner Herzoge sobre uma exploradora em meio ao surgimento do Iraque e da Jordânia; “Taxi” do iraniano Jafar Panahi com mais uma história passada na casa do cineasta condenado à prisão domiciliar, entre outros.