Michel Hazanavicius, processado por plágio por um roteirista em setembro de 2014, teve uma boa notícia em fevereiro passado. O Tribunal Civil de Paris julgou a ação e rejeitou o pedido do autor da denúncia, de acordo com a agência de notícias France Press.

O roteirista Christopher Valdenaire não só perdeu o processo, mas também foi condenado pelo Supremo Tribunal de Paris a pagar um total de 50 mil euros (cerca de R$ 204 mil) por despesas com processo e outros custos.

O tribunal também ordenou a publicação de uma declaração judicial divulgando a condenação por abuso de processo em um site e em dois jornais. A decisão é final e não cabe recurso.

Christophe Valdenaire havia afirmado em seu site ser autor do roteiro de um longa-metragem chamado “Timidity, la Symphonie du Petit Homme”. Segundo ele, o filme era mudo e em preto e branco, e fazia uma homenagem à transição do cinema mudo para o sonoro. Ainda de acordo com Valdenaire, a primeira versão do roteiro é de 1998.

“O Artista” foi o grande vencedor do Oscar, em 2012. O longa levou os prêmios de Melhor Filme, Diretor (Michel Hazanavicius), Ator (Jean Dujardin), Figurino e Trilha Sonora Original.

do site G1