Pelo terceiro ano consecutivo, a produção audiovisual local ganha espaço na Mostra do Cinema Amazonense, que acontecerá de 30 de novembro a 3 de dezembro, no Les Artistes Café Teatro, Centro Histórico da cidade. Uma das novidades desta edição é a exibição de seis filmes de outros estados da região Norte, representando a produção contemporânea dos “vizinhos” do Amazonas.

De documentários a animação e comédia, um filme de cada estado da região foi selecionado para compor a “Mostra Norte”. São eles: “Apoio Cultural” (TO), de Juliane Almeida; “Guariterêbenguela” (RO), de Chicão Santos; “Encantes” (AP), de Cassandra Oliveira; “Serenkato” (RR), de Jonathas Bernard; “O Caminho das Pedras” (PA), de Fernando Segtowick e Alexandre Nogueira; e “Metempsicose” (AC), de Ítalo Rocha e Marcelo Zuza.

As produções escolhidas abordam temas como a dança quilombola – como no caso de “Guariterêbenguela” -, a relação de índios da etnia macuxi com a música (“Serenkato”), e até mesmo a vivência de artistas com produção e gestão cultural, em um tom cômico com referências em seriados como “Parks and Recreation” – é o caso de “Apoio Cultural”.

Os filmes da Mostra Norte serão exibidos sempre após as produções locais, em todas as noites da III Mostra do Cinema Amazonense. As sessões começam sempre às 19h e a entrada é gratuita.

Mostra do Cinema Amazonense

Criada em 2015, a Mostra do Cinema Amazonense é um evento organizado pela própria classe local, a partir do Fórum do Audiovisual, com o objetivo de reunir diretores, atores e produtores do Estado para apresentarem seus novos projetos e debaterem o rumo do setor. Este ano, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Serviço 

O quê: III Mostra do Cinema Amazonense

Quando: de 30/11 a 03/12, sempre das 19h às 22h

Onde: Les Artistes Café Teatro – Av. Sete de Setembro, 377, Centro

Quanto: Entrada Gratuita

com informações de assessoria