Os bastidores de clássicos do cinema nacional serão abordados no programa “50 Grandes Filmes Brasileiros”. Previsto para estrear na noite desta terça-feira (5), a série documental vai ao ar no canal Max com apresentação do crítico Rubens Ewald Filho. A cada programa filmes sobre determinado gênero são abordados com entrevistas de diretores, atores e produtores.

O tema do programa de estreia será os filmes policiais. “Amei um Bicheiro” (1952), com Grande Otelo e Jece Valadão, e “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro” (2010) serão abordados. Entre os entrevistados estão o crítico Luis Carlos Merten e os cineastas Hector Babenco e Beto Brant, além do roteirista Bráulio Mantovani.

Em entrevista ao site ‘Notícias da TV’, Rubens Ewald Filho esclarece não se tratar de uma lista com os 50 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, justificando que algo do tipo acaba sendo muito pessoal e causaria injustiças.

50 Grandes Filmes Brasileiros é produzida por Luis F. Peraza, Roberto Rios, Maria Angela de Jesus e Paula Belchior da HBO Latin America Originals, e Tatiana Quintella, da Popcon, e Rubens Ewald Filho, com recursos da Condecine – Artigo 39. A série tem direção geral de Thiago Brandimarte Mendonça, criação e apresentação de Rubens Ewald Filho, com exibição no canal MAX.