As confusões envolvendo Rede Globo e Tim Maia ganharam mais um capítulo com a exibição da cinebiografia do cantor nos dois primeiros dias de 2015. A versão do filme exibida pela emissora carioca desagradou o diretor Mauro Lima, o qual não teve direito a participar do corte final do material.

“Aos seguidores que não viram ‘Tim Maia’ no cinema sugiro que não assistam essa versão que vai ao ar hoje e amanhã na Globo. Trata-se de um subproduto que não escrevi daquele modo, nem dirigi ou editei”, declarou Mauro Lima na conta dele no Instagram na última quinta-feira (1). Em entrevista ao colunista do UOL, Maurício Stycer, o cineasta falou se tratar de uma versão de “director’s not cut” e pediu que as pessoas esperassem o longa chegar no Now e na TV Paga. A Globo justificou as mudanças como uma recriação do filme e não a exibição dele na íntegra.

Entre as principais alterações feitas no filme estão a exclusão de trechos que mostra as dificuldades de Tim Maia para falar com Roberto Carlos, a inclusão de depoimentos de grandes nomes da música brasileira como Nelson Motta, Erasmo Carlos, Jorge Ben Jor e trechos com o Babu Santana como protagonista introduzindo determinados momentos.

Polêmicas à parte, “Tim Maia” fez bonito na audiência: primeiro episódio da minissérie registrou 28 pontos no Ibope.