Caio Pimenta apresenta quais produções teriam sido indicadas ao Oscar de Melhor Filmes se fossem 10 nomeados entre 1990 a 1994.

OSCAR 1990 

A seleção de indicados ao Oscar de Melhor Filme em 1990 não foi das mais animadoras: teve ótimos “Nascido em 4 de Julho”, “Sociedade dos Poetas Mortos” e “Meu Pé Esquerdo”, o agradável “Campo dos Sonhos” e o vencedor meia-boca “Conduzindo Miss Daisy”. 

Se fossem 10 indicados, teria filmes bem melhores. 

A obra-prima do Spike Lee e filme tão conectado aos dias de hoje, “Faça a Coisa Certa” conseguiria a indicação tranquilamente. Assim como “Crimes e Pecados”, filmaço do Woody Allen nomeado em cinco categorias, incluindo, Direção e Roteiro Original. Em um patamar baixo, “Tempo de Glória”, responsável pelo primeiro Oscar do Denzel Washington, “Henrique V”, produção que rendeu ao Kenneth Branagh nomeações em Direção e Ator, e “Susie e os Baker Boys” completariam a lista. 

Dirigido pelo James Cameron, “O Segredo do Abismo” poderia ser o azarão da disputa: a ficção científica venceu em Efeitos Visuais e ainda conseguiu três indicações. Já quem eu gostaria de ver indicado era “Sexo, Mentiras e Videotape”: apesar de ter vencido a Palma de Ouro em Cannes, esse cult do Steven Soderbergh foi lembrado apenas em Roteiro Original. 

OSCAR 1991 

O Oscar de 1991 teve para todos os gostos: a máfia se fez presente com dois mestres – o Coppola com “O Poderoso Chefão – Parte 3” e o Scorsese com “Os Bons Companheiros”. Já o romance açucarado de “Ghost” fazia companhia com “Tempo de Despertar” para fazer todo mundo chorar. Por fim, tinha “Dança com Lobos”, épico do Kevin Costner grande vencedor daquele ano. 

Se fossem 10 indicados, o nível da lista ia cair bastante. 

Indicado em Melhor Direção, Atriz, Atriz Coadjuvante e Roteiro Adaptado, “Os Imorais” estaria na briga assim como o francês “Cyrano”, estrelado Gerard Depardieu. O correto “O Reverso da Fortuna”, responsável por dar o único Oscar da carreira do Jeremy Irons, seria indicado. Para completar a lista por falta de opções, “Dick Tracy”, que concorreu em sete categorias, e “Avalon”, indicado em Melhor Roteiro Original, conseguiriam as vagas finais. 

Eu trocaria facilmente o “Dick Tracy” e o “Avalon” por “Uma Linda Mulher”, uma das melhores comédias românticas dos anos 1990, e “Coração Selvagem”, afinal, David Lynch é sempre deveria ter um espaço no Oscar. 

OSCAR 1992 

O Silêncio dos Inocentes” fez strike no Oscar ao ganhar Melhor Filme, Direção, Ator, Atriz e Roteiro Original. A lista da categoria máxima ainda tinha duas obras-primas – “A Bela e a Fera” e “JFK”, do Oliver Stone – e outros dois bons filmes – “Bugsy”, do Warren Beatty, e “O Príncipe dos Mares”, comandado pela Barbra Streisand. 

Se fossem 10 indicados, essa lista seria, talvez, a melhor da década. 

O clássico do Ridley Scott, “Thelma & Louise”, seria um dos finalistas, após ser lembrado em Melhor Direção, ter duas indicados em Melhor Atriz para Geena Davis e Susan Sarandon, e vencer Roteiro Original. Grande sucesso da ficção científica, “O Exterminador do Futuro 2” representaria os blockbusters: o filmão do James Cameron teve sete indicações e venceu cinco delas. A primeira indicação dos irmãos Coen em Melhor Filme aconteceria com “Barton Fink”, já o cinema negro americano teria o saudoso John Singleton, indicado a Melhor Direção, lembrado por “Os Donos da Rua”. O time ficaria completo com o simpático “O Pescador de Ilusões”. 

O possível azarão seria “Tomates Verdes Fritos”, mas, cá entre nós, ia estragar essa lista sensacional. Já quem eu gostaria de ver era “Lanternas Vermelhas” que, sabe Deus porquê, nem o Oscar de Melhor Filme em Língua Não Inglesa venceu. 

OSCAR 1993 

Drácula de Bram Stoker, de Francis Ford Coppola

1993 viu o faroeste voltar a reinar no Oscar com “Os Imperdoáveis”, clássico do Clint Eastwood. A lista, porém, não era das melhores: tínhamos o excelente “Traídos Pelo Desejo”, os bonzinhos “Perfume de Mulher” e “Questão de Honra”, e o sonolento “Retorno a Howards End”. 

Se fossem 10 indicados, a lista seria sofrível. 

Os nada memoráveis “Nada é Para Sempre” e “Um Sonho de Primavera” seriam lembrados. O bom drama “O Óleo de Lorenzo” também ficaria entre os finalistas. A coisa só melhora quando entram em cena o Robert Altman com “O Jogador”, produção indicada a Melhor Direção, Montagem e Roteiro Adaptado, e o Coppola com “Drácula de Bram Stoker”, vencedor de três prêmios – Efeitos Sonoros, Figurino e Maquiagem. 

O azarão poderia ser o candidato internacional “Indochina”, enquanto “Malcolm X” seria o filme que queria ver entre os finalistas. Um detalhe importante sobre esse clássico do Spike Lee: o “Malcolm X” só foi indicado em Melhor Ator com o Denzel Washington e Figurino. E nada mais: nem Direção, Roteiro Adaptado, Montagem. É um absurdo que, hoje em dia, não seria mais aceito de jeito nenhum. 

OSCAR 1994  

Depois de tantas decepções, o Steven Spielberg, finalmente, conseguiu ganhar o Oscar com o épico “A Lista de Schindler”. A categoria de Melhor Filme em 1994, aliás, foi uma das melhores da década com “O Piano”, “Vestígios do Dia”, “O Fugitivo” e “Em Nome do Pai”. 

Se fossem 10 indicados, teríamos uma lista ainda muito boa e bastante eclética. 

Com “Short Cuts”, o Robert Altman novamente não seria esnobado. Ganhador de Melhor Ator com o Tom Hanks e Canção Original com o Bruce Springsteen, “Filadélfia” traria o então tabu de se falar sobre Aids para a categoria máxima do Oscar. A veia romântica do Scorsese seria reconhecida com “A Época da Inocência” entre os finalistas, enquanto o Clint Eastwood veria “Na Linha de Fogo” também indicado. Para fechar a lista, o Spielberg da aventura seria visto com “Jurassic Park”, clássico vencedor de 3 Oscars – Efeitos Visuais, Efeitos Sonoros e Som. 

O azarão poderia ser “Sintonia de Amor”, a comédia romântica com a Meg Ryan e Tom Hanks conseguiu uma surpreendente indicação em Roteiro Original. Já eu queria ver “O Estranho Mundo de Jack”, do Tim Burton. Seria muito bom uma animação fora do universo Disney disputar o prêmio máximo do Oscar.   

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...

Oscar 2024: Por que Emma Stone venceu Melhor Atriz?

Emma Stone conquista o segundo Oscar da carreira em Melhor Atriz. Se a vitória por “La La Land” é contestada até hoje, agora, parece que não há tanta revolta assim. Pelo contrário. Neste post, eu apresento cinco motivos que levaram a estrela de “Pobres Criaturas”  à...

Oscar 2024: Por que Christopher Nolan venceu Melhor Direção?

Amado por uns, odiado por outros, o Christopher Nolan, agora, tem um Oscar para chamar de seu. O londrino conquista Melhor Direção por “Oppenheimer”. Caio Pimenta traz os quatro fatores que o levaram para esta vitória.  https://www.youtube.com/watch?v=ROvxsl0P93A 1. A...