Novo ano é hora de renovar esperanças e os votos por um mundo melhor. Assim como os demais mortais, os cinéfilos também criam expectativas e tem desejos por avanços no cinema. O Cine Set traz agora uma lista com 10 pedidos que poderiam ser realizados para um 2015 mais feliz:

a_historia_da_eternidade1 – Melhor Desempenho do Cinema Brasileiro

Sem representante na lista dos 20 filmes mais vistos no país em 2014, o cinema brasileiro chega a 2015 na expectativa de melhores números. O carro-chefe deve ser as comédias como “Porta dos Fundos – O Filme”, “Loucas Para Casar”, “Até Que a Sorte Nos Separe 3” e “220 Volts – O Filme”. Espera-se, porém, que os dramas, suspenses, animações e terror produzidos no Brasil consigam obter resultados superiores e não amarguem fracassos como os excelentes “O Lobo Atrás da Porta” e “Praia do Futuro”.

star-wars-o-despertar-da-forca-28nov2014-05-imax2 – Não Estraguem Star Wars

George Lucas não consegue ficar longe do universo de “Star Wars”. O problema é que ao retornar com a trilogia nos capítulos 1, 2 e 3 produziu filmes nada animadores, bem abaixo dos três longas originais. Com J.J Abrams na direção, a expectativa é que a série volte a empolgar como nos velhos tempos, sendo uma aventura de tirar o fôlego em vez de enfadonhas discussões políticas sobre o mundo intergalático. A presença de atores de peso como Oscar Isaac, Max von Sydow, Andy Serkis mais o trio Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford é um bom sinal.

Programa-Brasil-de-Todas-as-Telas-780x3003 – Amazonas Film Festival e Brasil de Todas as Telas: avanços para o cinema amazonense

Hora dos realizadores do audiovisual amazonense deixarem as desavenças de lado para lutar pelo futuro da produção local. Sem edição em 2014, o Amazonas Film Festival precisa ser foco de luta pelos ganhos obtidos pela categoria ao longo de uma década em que pode ter espaço de exibição garantido dentro de um grande evento nacional e intercâmbio de ideias com profissionais do cinema de outros estados do país. Já o edital do Brasil de Todas as Telas pode trazer um dinheiro para financiamento de projetos nunca visto antes no estado nos últimos tempos. Moral da história: ou a classe se mexe ou a tônica da descontinuidade pode vir fazer cumprir a sina mais uma vez.

PicMonkey Collage4 – Steven Spielberg, Woody Allen e Clint Eastwood em melhor forma

Mesmo com os bons “Lincoln” e “As Aventuras de Tintin”, Steven Spielberg deve um grande filme desde “Munique” em 2005. Já Woody Allen pisou feio na bola com o insosso “Magia ao Luar”, enquanto Clint Eastwood fez o apagado “Jersey Boys”. Isso significa que o trio pode utilizar 2015 como inspiração para voltar a fazer obras-primas. Spielberg lança “St. James Place” com roteiro dos irmãos Coen e conta com Tom Hanks no elenco mais uma vez; o mais nova-iorquino dos cineastas vai manter a média de um filme por ano com um projeto ainda sem título estrelado por Joaquin Phoenix e Emma Stone; já o eterno Dirty Harry traz o drama de guerra “Sniper Americano” com Bradley Cooper.

Eduardo-Coutinho5 – Menos mortes de grandes nomes

Philip Seymour Hoffman, Eduardo Coutinho, Alain Resnais, José Wilker, Shirley Temple, Bob Hoskins, Mickey Rooney, Robin Williams, Lauren Bacall, Hugo Carvana, Mike Nichols… 2014 não teve dó e tirou do mundo inteiro gênios da sétima arte. Que 2015 seja mais ameno nas perdas após tantas tragédias.

o espetacular homem-aranha 2 electro6 – Mais ideias originais em Hollywood

Esse é um desejo para ser visto nos próximos anos nos cinemas: que 2015 traga criatividade aos roteiristas e visão aos executivos de estúdio para criar e estimular o surgimento de novas histórias. Nem mesmo a série de franquias e continuações lançadas em 2014 por Hollywood impediu as bilheterias dos EUA de registrar a menor venda de ingressos dos últimos 20 anos. Mesmo sendo mais arriscados de garantir o sucesso imediato, os projetos originais ou mais arriscados podem surpreender e gerar grandes hits. “Guardiões da Galáxia”, por exemplo, provou isso e superou o já cansativo “O Espetacular Homem-Aranha 2”.

Relatos-salvajes-ricardo-darin7 – Manutenção da alta do cinema da Argentina

O cinema da Argentina não se encontrava desde o Oscar vencido por “O Segredo dos Seus Olhos”. Nem mesmo Ricardo Darín estava acertando mais (“Elefante Branco” se perde nas altas pretensões, enquanto “Tese Sobre um Homicídio” é um suspense comum). “Relatos Selvagens” colocou os hermanos nos trilhos novamente e o país está perto de conseguir outra indicação ao prêmio mais popular do cinema mundial. Tomara que a Argentina mantenha o nível e continue a produzir projetos tão brilhantes como a película de Damián Szifron.

PicMonkey Collage8 – Retorno de Johnny Depp e Robert Downey Jr. à boa forma

Vou desperdiçar um pedido: esperar renovação tanto de Johnny Depp quanto de Robert Downey Jr. parece ser um grito em vão. Afinal de contas, ambos são adorados pelo público, capazes de levantar qualquer bilheteria e possuem a certeza de serem brilhantes. Infelizmente, a dupla está se repetindo a cada projeto (Depp sempre faz Jack Sparrow e Downey Jr. incorpora Tony Stark em todos os filmes). Por serem dois atores com potencial para render muito mais, fica a torcida por personagens mais desafiadores em 2015.

PicMonkey Collage9 –  Adam Sandler e Michael Bay anunciem pausa por tempo indeterminado na carreira

Conseguir a liberdade das comédias grosseiras e sem um pingo de inteligência de Adam Sandler? Não ter mais que aguentar as explosões e o ritmo de cortes insano aplicado por Michael Bay nos filmes da série “Transformers”? No dia em que isso acontecer, mereceremos um feriado mundial de celebração.

Whiplash-5547.cr210 – Mais Filmes Alternativos nos Cinemas de Manaus

Sabe aquela frase safada “sou brasileiro e não desisto nunca”? Pois bem, adoto esse discurso para este tópico. Que em 2015 as redes de cinema criem vergonha na cara para exibir mais filmes e busquem criar vantagens competitivas em relação à concorrência. Que o público se conscientize do seu papel e passe a cobrar a chegada de produções como “Birdman”, “Whiplash” e “O Jogo da Imitação”.