Duas vezes ganhador do Oscar de Melhor Diretor por “Birdman” e “O Regresso”, Alejandro González Iñarritu será, mais uma vez, premiado com a estatueta dourada. A Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood dará um Oscar ao cineasta mexicano pelo trabalho no desenvolvimento da realidade virtual.

O projeto “Carne y Arena” foi considerado pela Academia como “uma visionária e poderosa experiência de se contar uma história” criada em colaboração com o parceiro de longa data de Iñarritu, o diretor de fotografia Emmanuel Lubezki. “Os dois abriram novas portas para a percepção cinematográfica”, declarou o presidente da entidade mais importante de Hollywood, John Bailey.

Lançado no Festival de Cannes 2017, “Carne y Arena” está sendo exibido em museus do mundo inteiro como, por exemplo, em Los Angeles, Milão e Cidade do México. O projeto é baseado na história real de imigrantes e refugiados, permitindo que o espectador possua uma experiência semelhante ao que passaram estas pessoas através da realidade virtual.