Alejandro González Iñarritu surpreendeu Richard Linklater e levou o prêmio principal do Sindicato dos Diretores dos EUA. A vitória consolida o favoritismo absoluto de “Birdman” rumo ao Oscar 2015 e a queda brutal de “Boyhood” na temporada de premiações.

“Birdman” venceu os prêmios dos Sindicatos dos Produtores (PGA) e dos Atores (SAG). A expectativa da imprensa especializada era que “Boyhood” reagisse no DGA Awards por conta do trabalho realizado ao longo de 12 anos por Richard Linklater, porém, Alejandro González Iñarritu contou com a força crescente da produção estrelada por Michael Keaton e o surpreendente desafio técnico do filme.

O retrospecto histórico de resultados semelhantes entre o DGA Awards com a categoria de Melhor Filme do Oscar nos últimos dez anos é de 90%. A única exceção aconteceu justamente em 2014 quando “Gravidade” venceu no sindicato e perdeu para “12 Anos de Escravidão” na Academia. Vale ainda lembrar que esta é a segunda conquista seguida do México: Alfonso Cuáron no ano passado e agora Alejandro González Iñarritu.

Imbatível na temporada de premiações, “CitizenFour” venceu o prêmio de melhor diretor de documentário pelo trabalho realizado por Laura Poitras. “Transparent” com Jill Soloway ganhou na categoria de série cômica televisiva, enquanto Lesli Linka Glatter deu para “Homeland” o prêmio de melhor direção em série dramática. Por minissérie ou filme para TV, “Olive Kittredge” levou a estatueta do DGA.