O drama de época “Carol” foi eleito o melhor filme LGBT de todos os tempos por críticos e artistas durante as comemorações do 30º aniversário do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Londres (BFI Flare). “Weekend”, de Andrew Haigh (2011), e “Felizes Juntos”, de Kar Wai Wong (1997) completam o pódio. As informações são do jornal inglês The Guardian.

O clássico dirigido por Ang Lee, “O Segredo de Brokeback Mountain”, ficou na quarta posição. Outras importantes produções citadas no TOP 10 são “Minha Adorável Lavanderia” na sétima colocação, “Tudo Sobre Minha Mãe”, de Pedro Almodóvar, no oitavo lugar, e “Garotos de Programa” na 10ª posição. O filme mais antigo presente na lista é o drama alemão “Mädchen in Uniform”, de 1931, que ganhou remake nos EUA com o título “Senhoritas de Uniforme”, estrelado por Lilli Palmer.

Dirigido por Todd Haynes, “Carol” se passa na Nova York dos anos 1950 e traz a história de uma jovem balconista de loja de departamentos que sonha com uma vida melhor e se apaixona por uma mulher mais velha casada. Cate Blanchett e Rooney Mara são as protagonistas do filme indicado a 6 Oscars e 9 Baftas.

O crítico do Cine Set, Gabriel Oliveira, trouxe uma bela crítica sobre o filme (clique aqui).