A Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood retirou ‘A Chegada’, ‘Manchester à Beira-Mar’ e ‘Silence’ de Melhor Trilha Sonora Original do Oscar 2017. Os três filmes foram considerados inelegíveis para a disputa pelos organizadores. As informações são do site da Variety.

No caso de “A Chegada”, apesar da trilha ser completamente original, em determinado momento do filme, aparece “On the Nature of Daylight”, de Max Richter. A mesma canção chegou a ser utilizada no suspense “Ilha do Medo”, de Martin Scorsese.

Para a Academia, não há como o público diferenciar a música do material feito pelo compositor Johann Johannsson. A Paramount chegou a apelar que 86% da trilha foi composta especialmente para o longa de Denis Villeneuve, mas, o Oscar não voltou atrás na decisão.

Situação semelhante enfrentou “Manchester à Beira-Mar”, de trilha sonora original composta por  Lesley Barber, mas, com faixas de músicas clássicas, e “Silence”, de Kathryn Kluge.

Segundo as regras da Academia de Hollywood, uma trilha sonora original é definida como “uma substancial música que serve de auxílio dramático e composta especificamente para o filme”.