Depois do sucesso de bilheteria e de crítica de “Missão Impossível: Nação Secreta” (2015), parece que a ordem dentro da franquia e do estúdio Paramount é de não mexer em time que está ganhando. Segundo a Variety, o estúdio e a produtora Skydance estão negociando com o diretor e roteirista de “Nação Secreta”, Christopher McQuarrie, para assegurar o seu retorno na próxima aventura do agente Ethan Hunt.

De acordo com as fontes da Variety, o acordo estaria quase fechado para que McQuarrie roteirize e também dirija o próximo “Missão Impossível”. As informações, no entanto, ainda não foram confirmadas pelo estúdio ou por representantes do diretor.

Ainda de acordo com a matéria, o estúdio também manteria como  opção um retorno da atriz Rebecca Ferguson, que em “Nação Secreta” interpretou a espiã Ilsa Faust. Tom Cruise, que atualmente está filmando “Jack Reacher: Never Go Back” com o diretor Edward Zwick, é amigo de McQuarrie e já colaborou com o roteirista/diretor em vários projetos.

O estúdio deseja andar rápido com o processo para já iniciar as filmagens de um novo “Missão” ainda em 2016. Caso a contratação de McQuarrie se confirme, seria a primeira vez na franquia na qual um diretor comandará mais de um filme. Vale lembrar, os dois primeiros “Missão Impossível” foram dirigidos por profissionais experientes nos gêneros suspense e ação – Brian De Palma e John Woo – enquanto os demais foram comandados por diretores novatos. “Missão Impossível 3” (2006) foi o primeiro trabalho para o cinema de J. J. Abrams, e “Missão Impossível: Protocolo Fantasma” (2011) foi o primeiro longa live-action do diretor Brad Bird. E “Nação Fantasma” foi o terceiro filme dirigido por McQuarrie.

Vamos aguardar a definição do estúdio. Mas o retorno de McQuarrie seria bem vindo…