Uma mostra de cinema criada para discutir os Direitos Humanos dentro das escolas e universidades. Esta é a proposta do Cinema em Movimento – Circuito Universitário, que acontece nos meses de maio e junho, nos 27 estados do Brasil. Os filmes escolhidos para esta o do projeto s edição do projeto são Betinho – A Esperança EquilibristaHumano – Uma Viagem pela Vida, e Nunca Me Sonharam. Na Ufam, as sessões acontecerão, respectivamente, nos dias 18, 20 e 21 de junho, às 12h30, em parceria com o projeto Cine e Vídeo Tarumã.

Todas as sessões são gratuitas, abertas ao público e seguidas de debates com acadêmicos, pesquisadores, pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos. “O debate é algo primordial para o projeto. O nosso intuito é que os filmes sejam fios condutores para, justamente, discutir a respeito da temática que eles abordam”, explica Tatiana Maciel, coordenadora da Mostra.

Realizada pela MPC Filmes, com patrocínio do Instituto Caixa Seguradora e apoio do Ministério da Cultura, a Mostra conta com um agente mobilizador em cada estado. Trata-se de um universitário selecionado e capacitado pela MPC Filmes, que passa a ser o responsável, em sua cidade, por articular as exibições em instituições de ensino, divulgar o evento, convidar debatedores para compor as mesas de debates, além de relatar cada sessão. Em Manaus, a agente mobilizadora é a estudante da Ufam, Letícia Misna, de 21 anos de idade.

“Essa mostra tem como objetivo principal fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas. Mais do que uma simples exibição de filmes, a mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens”, diz a diretora geral, Luciana Boal.

O evento também disponibilizará certificado de horas complementares para os universitários.

com informações de assessoria