Depois do recesso acadêmico, o Cine & Vídeo Tarumã retorna nesta semana com uma programação de filmes que tratam sobre a ditadura militar. A mostra dessa semana faz parte da edição do projeto “Cinema pela Verdade”. Sessões gratuitas acontecem sempre às 12h30 no auditório Rio Negro, no ICHL da Ufam, Zona Centro-Sul de Manaus.

Dirigido por Flávio Frederico, o documentário “Em Busca de Iara” abre a programação nesta segunda-feira (13). Filme acompanha a vida da guerrilheira Iara Iavelberg, mulher culta e bela, que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura.

Já na quarta-feira (15) é a vez do documentário franco/argentino/brasileiro “500 – Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina”. Produção comandada por Alexandre Valenti mostra o sequestro de bebês e crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos ou nascidos em prisões clandestinas ou centros de tortura e extermínio durante o regime militar no país dos hermanos. A luta do grupo “Avós da Praça de Maio” também está presente na produção.

Por fim, o Corinthians é o tema do documentário que fecha a programação na sexta-feira (17). “Democracia em Preto e Branco” relembra o movimento político adotado por jogadores do clube paulista, liderados pelo craque Socrátes, com atitudes modernas e combativas às instituições e normas vigentes.