Uma das cineastas mais consagradas da produção francesa recente, Claire Denis lançou o novo filme da carreira, “High Life”, no Festival de Toronto nesta semana. O projeto serviu para a diretora trabalhar com Robert Pattinson, o protagonista da ficção científica. Em entrevista para a imprensa no evento canadense, a cineasta afirmou que acompanha a carreira do astro e de Kristen Stewart desde o sucesso da saga “Crepúsculo”. As informações são do site Indiewire.

Para Denis, as atuações dos dois no longa sobre o amor entre o vampiro Edward Cullen e a humana Bella Swan são heroicas. “Acho ele (Pattinson) um grande rapaz e um ator maravilhoso. Ele é inteligente, poético, ele é como um cavaleiro para mim. Eu vi as quatro partes da série “Crepúsculo” quando foi lançado. Fiquei espantado com os dois jovens heróis da trama”, disse.

Sobre “High Life”, Claire Denis afirmou que chegou a temer que Robert Pattinson fosse muito jovem para o papel de protagonista, porém, no fim das contas, admitiu a influência do ator e também dos filmes de prisão e espaciais no resultado final do projeto. “Tarkovsy, Kubrick estavam na minha mente. Vi todos os filmes deles, mas, pensei mais em filmes sobre presídios. Claro, como você pode esquecer “2001 – Uma Odisseia no Espaço” e uma obra de Tarkovsky? Mas, eles são muito elegíacos. Meu filme é mais como um filme de prisão, as cores dos filmes de prisão, mas, minhas principais inspirações, para ser sincera, foram meus atores e atrizes”, destacou.

Sem previsão de estreia nos cinemas brasileiros, “High Life” acompanha um grupo de criminosos que aceita um acordo para trocar suas penas pela participação em uma missão espacial à procura de energias alternativas, mas a viagem toma rumos inesperados quando uma tempestade de raios cósmicos atinge a nave. Contando ainda com Juliette Binoche e Mia Goth no elenco, o filme marca o primeiro trabalho de Claire Denis em língua inglesa.