Nem sempre é necessário ter milhões de dólares ou toda a qualidade técnica do mundo para se fazer um filme adorado. Realizado em 35mm em 1982, “The Man Who Saves the World” entrou para a história como um clássico trash, ganhando a alcunha de ser o ‘Star Wars’ da Turquia. Porém, a cópia original do filme ficou desaparecida por 30 anos até este ano. As informações são do site Indiewire.

A versão original do filme foi encontrada em uma coleção de um projecionista aposentado na Turquia. Para ficar com a cópia e não devolver para a produtora responsável, ele teria mentido ao dizer que a versão havia sido danificada durante a projeção. Segundo o Indiewire, a versão em 35mm foi adquirida pelo cineasta, historiador de cinema e grande fã de “The Man Who Saves the World”, Ed Glaser.

“Uma versão em 35mm do ‘Star Wars’ turco é o Santo Graal. Não há mais negativos do filme e as outras poucas cópias já foram destruídas. Meu objetivo é conseguir preservar esta versão para posteridade e espero conseguir fazer a projeção para outros fãs iguais a mim”, disse Glaser.

Dirigido por Çetin İnanç, “The Man Who Saves the World” se passa em um mundo fictício e acompanha dois cadetes espacias que pousam em um planeta deserto, onde um feiticeiro malvado busca pelo poder absoluto para dominar o mundo. A produção traz imagens de “Star Wars” e trilha de clássicos como “Os Caçadores da Arca Perdida” e “Flash Gordon”.

https://youtu.be/hrkj_Hvkp5M