Concorrendo em 11 categorias, Elle, de Paul Verhoeven, foi o grande destaque do anúncio dos indicados do César, prêmio máximo do cinema francês. A lista de filmes que disputarão as estatuetas no próximo dia 24 de fevereiro foi revelada hoje, dia 25, em um café da manhã oferecido pela Academia de Artes e Técnicas de Cinema, no restaurante parisiense Fouquet. O brasileiro Aquarius, de Kléber Mendonça Filho, está entre os selecionados para a categoria filme estrangeiro.

Isabelle Huppert, que já venceu o Globo de Ouro pelo papel e também está no páreo do Oscar, vai concorrer ao prêmio de melhor atriz por Elle.  O longa do cineasta holandês vai disputar categorias de peso, como melhor filme e diretor, na premiação francesa. O thriller sobre uma mulher violentada que acaba se envolvendo em um jogo sombrio ainda está em cartaz em alguns cinemas brasileiros, com distribuição da Sony.

Outros filmes que concentraram indicações foram Frantz, drama de época de François Ozon (8 mulheres), presente em dez categorias, e Mistério na Costa Azul, de Bruno Dumont (Camille Claudel 1915), em nove. Um instante de amor, de Nicole Garcia (Place Vendôme), disputa oito estatuetas.

Aquarius vai concorrer com outros seis filmes na categoria filme estrangeiro: Eu, Daniel Blake, de Ken Loach; Manchester à beira-mar, de Kenneth Lonergan; Toni Erdmann, de Maren Ade; A garota sem nome, dos irmãos Dardenne; É apenas o fim do mundo, de Xavier Dolan; e Bacalaureat, de Cristian Mungiu.

Durante o anúncio, o presidente da Academia, Alain Terzian, falou rapidamente sobre a saída de Roman Polanski do posto de presidente da cerimônia. O cineasta, condenado por abuso sexual de vulnerável em 1978, desistiu da função depois que um grupo de feministas ameaçou protestar no César contra a escolha. “Eu não me envolvo nesse tipo de escândalo. A única coisa que devemos observar é seu trabalho como artista”.

do site Filme B