O Emmy deste domingo deve celebrar uma televisão cada vez mais plural, aliada à ascensão dos serviços de streaming. Mas, isso não é novidade para quem lê esse texto. Há tempos a telinha se mostra mais interessante que a telona, seja pela representatividade  negra (Black-ish, Atlanta, Orange is The New Black) ou pela grande quantidade de personagens femininas que, protagonistas ou não de suas séries, são cheias de camadas (THe Handmaid´s Tale, Big Little Lies, How To Get Away With Murder).

Por isso, não é surpresa que, cada vez mais, a premiação seja frequentada por um número grande de rostos que costumamos ver no cinema. Para além das categorias de telefilmes e minisséries, esse pessoal tem começado a figurar nas categorias de séries (Emma Stone, por exemplo, pode figurar na categoria de melhor atriz no ano que vem por um projeto da Netflix).

A expectativa deste ano é ver se o Emmy vai continuar apegado a séries e atores já premiados ou se a tendência é ver uma cerimônia mais aberta a novos talentos. Se o termômetro for o ano passado, quando vimos Rami Malek e Tatiana Maslany reconhecidos, dá para esperar uma cerimônia mais conectada com o atual momento da TV e do streaming.


Série de Drama

Quem deve ganhar: This is Us

Podem surpreender: Stranger Things ou The Handmaid´s Tale

Comentário: Três fenômenos estão indicados nesta categoria, mas a resistência do Emmy com as séries de gênero (beijos, Buffy) e a falta de expressão que o Hulu ainda têm em premiações devem deixar o pessoal de Stranger Things e Handmaid’s Tale sentado para aplaudir This Is Us, sucesso de crítica e público com a chancela de um canal de TV aberta. Sim, eles ainda existem.

Série de Comédia

Quem deve ganhar: Veep

Podem surpreender: Atlanta ou Black-ish

Comentário: O Emmy adora uma zona de conforto, e a série da HBO continua regular, ainda mais em um país pós-Trump. Mas olhos abertos para Black-ish e para a novata Atlanta – esta última, vencedora do Globo de Ouro.

Série limitada

Deve ganhar: Big Little Lies

Pode surpreender: Feud

Comentário: Difícil apostar contra uma série que tem a assinatura do produtor David E. Kelley;. Roteirista de Big Little Lies, ele já levou séries como Ally McBeal, The Practice e Picket Fences ao lugar mais alto do pódio. Junta-se a isso o pedigree do combo HBO + Nicole Kidman + Reese Witherspoon, e Big Little Lies fica meio difícil de ser batida.

Filme para TV

Deve ganhar: O Mago das Mentiras

Podem surpreender: Sherlock: The Lying Detective

Comentário: No papel, o prêmio deveria ser de ‘The Immortal Life of Henrietta Lacks’, porque é difícil apostar contra Oprah, mas o telefilme estrelado por ela foi indicado apenas nesta categoria. Fica mais fácil para O Mago das Mentiras.


Ator em série de comédia

Deve ganhar: Donald Glover, por “Atlanta”

Podem surpreendeR: Jeffrey Tambor ou William H. Macy

Comentário: Vou apostar aqui que a Academia de Televisão que premiou Rami Malek ano passado segue antenada e também premiará Donald Glover, que venceu o Globo de Ouro. Porém, William H. Macy já foi indicado algumas vezes por Shameless, nunca ganhou e aqui seria o lugar perfeito para esse reconhecimento.

Atriz em série de comédia

Deve ganhar: Julia Louis-Dreyfus, por “Veep”

Podem surpreender: Tracee Ellis Ross

Comentário: Julia Louis-Dreyfus deve fazer história e se tornar a atriz mais premiada nesta categoria, a mais premiada por um único papel e empatar com Cloris Leachman como a mulher que mais venceu prêmios de atuação (fonte: Goldderby). Já deu para entender que ela é adorada pelo Emmy. Next!


Ator em série dramática

Deve ganhar: Sterling K. Brown, por “This is Us”

Pode surpreender: Bob Odenkirk ou Matthew Rhys

Comentário: Depois do sucesso (e do Emmy) com ‘American Crime Story – The People Vs. OJ Simpson’, Sterling K. Brown deve seguir a boa fase com um prêmio pelo trabalho em ‘This is Us’.

Atriz em série dramática

Deve ganhar: Elisabeth Moss, por “The Handmain´s Tale”

Podem surpreender: Claire Foy ou Keri Russell

Comentário: A barbada da noite. Ainda que Claire Foy tenha começado o ano como favorita por ‘The Crown’, o impacto de ‘The Haindmaid’s Tale’ e o fato de que Elisabeth Moss está merecendo um Emmy há tempos devem selar esta categoria.


Ator em minissérie/filme para TV

Deve ganhar: Robert De Niro, por “O Mago das Mentiras”

Podem surpreender: Rhiz Ahmed ou Bennedict Cumberbatch

Comentário: Eu ia apostar em Rhiz Ahmed, mas, quando há um astro de cinema concorrendo (veja Al Pacino e Meryl Streep em anos anteriores), ele geralmente ganha (nem sempre, né Julia Roberts?).


Atriz em minissérie/filme para TV

Deve ganhar: Nicole Kidman, por “Big Little Lies”

Podem surpreender: Jessica Lange ou Reese Witherspoon

Comentário:  O Emmy tem um sério caso de amor com a Jessica Lange e ela merece o prêmio pelo trabalho como Joan Crawford em ‘Feud’, mas Nicole Kidman também teve um grande desempenho em ‘Big Little Lies’ e deve coroar a grande fase da carreira com o seu primeiro Emmy.


Ator coadjuvante em série de comédia

Deve ganhar: Alec Baldwin, por “Saturday Night Live”

Podem surpreender: Tony Hale ou Louie Anderson

Comentário: Vou fazer uma aposta com misto de torcida, porque o Alec Baldwin roubou a cena com sua imitação de Donald Trump, assim como Tina Fey anos atrás com Sarah Palin.


Atriz coadjuvante em série de comédia

Deve ganhar: Judith Light, por “Transparent”

Podem surpreender: Anna Chlumsky ou Kate McKinnon

Comentário: Seria maravilhoso ver Kate McKinnon ganhar novamente por ‘Saturday Night Live’, mas esse é o lugar para reconhecer ‘Transparent’, que teve uma segunda temporada menos, digamos, premiada que a primeira.

Ator coadjuvante em série dramática

Deve ganhar: John Lithgow, por “The Crown”

Podem surpreender: Jeffrey Wright ou David Harbour

Comentário: A não ser que o pessoal do Emmy queira nadar muito contra a corrente, esse prêmio é de John Lithgow, também vencedor do Globo de Ouro e do SAG por seu competente trabalho como o ex-primeiro-ministro Winston Churchill.


Atriz coadjuvante em série dramática

Deve ganhar: Chrissy Metz, por “This is Us”

Podem surpreender: Milly Bobby Brown, Samira Wiley ou Ann Dowd

Comentário: Categoria difícil, mas resolvi apostar em Chrissy Metz e no sucesso de ‘This is Us’.


Ator coadjuvante em minissérie/filme para TV

Deve ganhar: Alfred Molina, por “Feud”

Podem surpreender: Stanley Tucci ou David Thewlis

Comentário: Essa seria uma boa categoria para lembrar de ‘Fargo’, mas ‘Feud’ não pode sair de mãos abanando da cerimônia. O trabalho de Alfred Molina como o para-raios do estúdio deve lhe valer um merecido Emmy.

Atriz coadjuvante em minissérie/filme para TV

Deve ganhar: Laura Dern, por “Big Little Lies”

Podem surpreender: Jackie Hoffman ou Judy Davis

Comentário: As duas atrizes de ‘Feud’ merecem, mas a pseudo-vilã de Laura Dern na minissérie mais badalada da temporada ainda é a favorita nesta categoria.