De 8 a 22 de junho, dezesseis produções ganharão as telas do Festival Varilux de Cinema Francês. Com programação garantida em 50 cidades do Brasil, a mostra irá exibir títulos como Flórida, de Philippe Le Guay – que também inspirou a identidade visual da nova edição do festival – e Um Doce Refúgio, de Bruno Podalydes. A Corte, de Christian Vincent, Lolo, de Julie Delpy, e a premiada animação Abril e o Mundo Extraordinário, de Franck Ekinci e Christian Desmares, são outros longas também confirmados para a programação deste ano, além dos filmes de abertura de Cannes de 2015, Chocolate, de Rochsdy Zem, e Meu Rei, de Maïwenn.

A mostra também inclui oficinas cinematográficas, ministradas por importantes nomes do audiovisual francês, nas cidades do Rio de Janeiro e Recife. As vagas são limitadas e as inscrições vão de 20 de abril a 10 de maio. Sob a coordenação de François Sauvagnargues e com formadores do CEEA – Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual, a quinta edição da Oficina Franco-Brasileira de Roteiros Audiovisuais acontece de 6 a 11 de junho, no Rio, e de 13 a 17 de junho, em Recife. Apenas no Rio ocorre a Oficina de Crítica Cinematográfica, nos dias 10, 11, 13 e 14 de junho, ministrada pelo crítico francês Jean-Michel Frodon, ex-diretor de redação da Cahiers du Cinéma.

A programação completa estará disponível em breve no site do festival, onde já podem ser feitas as inscrições para as oficinas.