Consagrado com o Oscar de Melhor Filme e Direção com “A Forma da Água”, Guillermo Del Toro retornou à cidade natal de Guadalajara para participar do festival de cinema da cidade. Durante a ocasião, ele aproveitou para anunciar uma bolsa de estudos para jovens cineastas mexicanos. As informações são do site The Hollywood Reporter.

O valor da bolsa de estudos é estimado em um prêmio anual de US$ 60 mil para estudar em algum prestigiado instituto de cinema ao redor do mundo. “Se mudarmos uma vida, se mudarmos uma história, mudamos uma geração”, disse Del Toro. O diretor mexicano também proferiu masterclass para os participantes do festival de Guadalajara.

Guillermo Del Toro também anunciou durante a passagem no festival de Guadalajara que fará a exposição “At Home With Monsters” na cidade e na Cidade do México. Serão exibidos mais de 500 quadros e concepções visuais dos filmes do diretor. A curadoria fica a cargo do designer de produção ganhador do Oscar por “O Labirinto do Fauno”, Eugenio Caballero.