O INCAA (Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais), em parceria com o Programa Mercosul Audiovisual, está planejando ampliar sua Rede de Salas Digitais (RSD) para 45 pontos de exibição. A primeira etapa do projeto, que visa promover a produção latinoamericana não comercial, foi anunciada em agosto deste ano, com 30 telas espalhadas por Argentina, Uruguai, Paraguai, Brasil e Chile. Agora, a ideia é levar esta iniciativa para um total de 45 salas, com o objetivo de difundir a produção regional para toda a América do Sul. O anúncio foi feito durante a 30ª edição do Festival Internacional de Cinema de Mar Del Plata.

Os cinemas selecionados serão coordenados em parceria com outras agências de cinema da América Latina – no Brasil, a Ancine -, mas os custos de conversão digital das salas são de inteira responsabilidade do INCAA, informou Ariel Direse, coordenador geral de digitalização e novas tecnologias audiovisuais do instituto. A programação das salas, por sua vez, ficará a cargo do órgão argentino e uma entidade parceira, ainda não definida, de outro país.

No Brasil, os 2.105 lugares da Rede de Salas Digitais se encontram em São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Carlos, Vitória, Goiânia, João Pessoa, Pelotas e Ouro Preto. As novas salas começam a funcionar em janeiro de 2016, primeiro na Argentina (em 10 telas) e depois em outros países da América do Sul.

do site Filme B