A nova polêmica em Hollywood está em torno do filme “A Grande Muralha da China”. A escalação de Matt Damon como protagonista do projeto virou alvo de críticas por dar a um ator ocidental e com tom de pele mais branco o papel de protagonista e herói de uma produção chinesa. As informações são do site do jornal inglês The Guardian.

Protagonista da série cômica “Fresh off the Boat”, a atriz de Taiwan, Constance Wu, detonou a escolha de Damon para viver o personagem ao apontar como o projeto como mais uma obra para ressaltar ‘o racismo do mito do homem branco que pode salvar o mundo’. “Nossos heróis não se parecem com Matt Damon. Eles são como Malala. Gandhi. Mandela“, disse.

Já o blog Angry Asian Man intitulou o projeto como “o mais novo filme da tradição do Homem Branco Especial. Você pode fazer uma história em qualquer lugar e era do mundo e Hollywood encontrará alguma maneira de fazer o filme ser estrelado por um cara branco”.

Com estreia prevista para de 2017, o filme é ambientado no século XV e traz um grupo de soldados britânicos combatendo na China e que se depara com o início das construções da Grande Muralha. Aos poucos eles percebem que o intuito não é apenas proteger a população do inimigo mongol e que a construção esconde na verdade um grande segredo. A direção é de Zhang Yimou com Willem Dafoe, Pedro Pascal, Andy Liu, além de Damon.