A Região Norte está novamente na principal mostra competitiva do Festival de Gramado. Desta vez, o representante vem do Tocantins e será “O Barulho da Noite”, candidato na categoria para longas-metragens brasileiros. Esta é a primeira vez que o Estado terá um filme no evento.

Dirigido por Eva Pereira, “O Barulho da Noite” retrata a história de Maria Luíza, uma garota de sete anos que terá a infância roubada ao descobrir o segredo que pode acabar com a sua família. A leveza e alegria da criança cederão espaço ao olhar triste e atento pelo qual acompanharemos tudo se desfazer pelo desencontro de sonhos do casal e a chegada anunciada de um intruso. Toda a trama traz como pano de fundo a celebração da festa do Divino Espírito Santo.

O elenco de “O Barulho da Noite” traz rostos conhecidos das novelas globais, entre eles, Marcos Palmeira, Emanuelle Araújo e Tonico Pereira. Completam o time ainda Patrick Sampaio, Alícia Santana, Ana Alice Dias, Wertemberg Nunes e Mercês Campelo. ““Estou muito feliz em estrear “O Barulho da Noite” no festival de cinema mais importante do país, depois de disputar a janela de exibição em Gramado com diversos filmes nacionais. Passar pela curadoria do Festival já é uma grande conquista”, disse Eva Pereira em entrevista ao portal Gazeta do Cerrado.

Em 2021, o amazonense “O Barco e o Rio” venceu a categoria de curtas-metragens brasileiros, enquanto em 2022 foi a vez do acreano “Noites Alienígenas” dominar entre os longas-metragens nacionais.

DEMAIS CONCORRENTES

O longa produzido no Tocantins terá a dura de missão de vencer uma disputa com concorrentes pesados. Na mostra competitiva de longas-metragens, o Festival de Gramado terá a estreia de “Mussum – O Films”, cinebiografia do humorista celebrado por formar “Os Trapalhões”. Com Matheus Nachtergaele de protagonista, “Mais Pesado é o Céu”, novo longa do cineasta cearense Petrus Cariry.

Já o carioca “Tia Virgínia” traz um elenco de grandes estrelas como Vera Holtz, Arlete Salles, Louise Cardoso e Antonio Pitanga. O prestigiado diretor José Eduardo Belmonte representa o Paraná com “Uma Família Feliz”, drama protagonizado por Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini. Ainda há o “Angela”, do cineasta Hugo Prata com Isis Valverde e Gabriel Braga Nunes.

HOMENAGEM A LAURA CARDOSO E LÉA GARCIA

Em sua 51ª edição, Gramado opta pelo ineditismo ao entregar o Troféu Oscarito a duas mulheres de inestimável importância na história do audiovisual brasileiro: as atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia. Esta será a primeira oportunidade em que a honraria será entregue para dois nomes. “É impossível olharmos para a história do audiovisual brasileiro e não pensarmos nessas duas mulheres. Poder reverenciar essas lendas da nossa cultura com nossa honraria mais antiga e em uma única edição do Festival é, para nós, mais do que um orgulho”, afirma Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade.

Laura Cardoso é uma das atrizes mais premiadas do país e a que mais estrelou telenovelas, totalizando mais de oitenta trabalhos na televisão. Já recebeu diversos prêmios, incluindo três Grande Otelo, quatro Prêmios APCA, dois Troféus Imprensa e dois Prêmios Shell. Em 2002, foi laureada com o Troféu Mário Lago pelo conjunto da obra e, em 2006, foi condecorada com a Ordem do Mérito Cultural.

Léa Garcia possui uma história antiga com Gramado, conquistando quatro Kikitos com Filhas do VentoHoje tem Ragu Acalanto. Com 90 anos completos, a veterana possui no currículo mais de 100 produções, incluindo cinema, teatro e televisão. Com uma célebre trajetória nas artes, foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no filme Orfeu Negro que, em 1960, ganharia o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França. 

Atuando em produções para televisão, cinema e teatro, Léa consolidou uma carreira de papéis marcantes em produções como Selva de PedraEscrava IsauraXica da Silva e O Clone. Foi peça fundamental na quebra da barreira dos personagens tradicionalmente destinados a atrizes negras. Tornou-se, assim, uma referência para jovens atores e admirada pela qualidade de suas atuações.

ACONTECIMENTO INÉDITO

Pela primeira vez em sua história, o evento terá uma série como atração. A escolhida foi Cangaço Novo, série original Amazon, que estará disponível no Prime Video, em mais de 240 países e territórios, a partir do dia 18 de agosto. A premiére mundial será em Gramado. Produzida pela O2 Filmes, a série conta com oito episódios, foi criada por Eduardo Melo e Mariana Bardan, tem direção de Aly Muritiba e Fábio Mendonça e roteiro de Fernando Garrido, Mariana Bardan, Eduardo Melo e Erez Milgrom. A produção executiva é de Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck, da O2 Filmes, Fábio Mendonça e Aly Muritiba.

Cangaço Novo conta a história de Ubaldo, interpretado por Allan Souza Lima. O personagem é um bancário infeliz da zona urbana de São Paulo sem nenhuma lembrança de sua infância. Ubaldo descobre, então, que tem uma herança e duas irmãs no sertão cearense. Além de Allan Souza Lima, a série o tem no elenco Alice Carvalho, Hermila Guedes, Thainá Duarte, Ricardo Blat, Marcélia Cartaxo, Adélio Lima, Nivaldo Nascimento, Pedro Wagner, Rodrigo García, Luiz Carlos Vasconcelos, Ênio Cavalcante, Joálisson Cunha e Pedro Lamin.

Retratos Fantasmas é o Filme de Abertura

O documentário Retratos Fantasmas, quinto longa-metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho, terá sua estreia no Brasil na abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado. Após apresentar seus últimos filmes, O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Bacurau”, em Gramado, Kleber retorna com seu primeiro documentário, fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem.

O longa-metragem terá única exibição na noite de abertura, 12 de agosto, fora de competição.

com apoio de informações de assessoria