Sim, infelizmente, esta é a última noite da Mostra do Cinema Amazonense. A partir das 19h, o público pode conferir cinco curtas locais e outros dois feitos no Acre e no Pará. A sessão gratuita acontece no Les Artistes – Café Teatro, localizado na Avenida Sete de Setembro, 379, Centro de Manaus.

Confira cinco motivos para você não perder a última noite do principal evento de cinema do Amazonas:


1 – Encontro do audiovisual, teatro e indígenas

Com a palhaça Kandura, Selma Bustamante é uma das figuras mais importantes do teatro amazonense. Já César Nogueira é um dos co-fundadores da Artrupe Produções e um dos principais diretores de fotografia do audiovisual local. Juntos, eles estão à frente do documentário “Purãga Pesika” sobre a viagem feita pela dupla ao interior do Amazonas para a realização de oficinas teatrais a indígenas.

2 – Lenda irlandesa com tons amazônicos

A tradicional lenda irlandesa ‘Elisa Day’ ganhou adaptação em Manaus pelo coletivo ‘Dream House Pictures’. A produção dirigida por Deborah Haven traz uma das marcas do grupo com toda a trama sendo narrada em inglês. O elenco conta com Geísa Fröhlich e Ítalo Castro.

3 – Dheik Praia em dose dupla

Importante realizadora local, Dheik Praia terá dois filmes em exibição neste domingo. O primeiro é a ficção “Mundo de Papel”, uma adolescente em depressão após a morte da irmã. Já o experimental “Incertezas da Cidade Grande” apresenta uma visão da artista sobre a cidade de São Paulo.

4 – Filme de estreia de estudante da Ufam

Lançado no primeiro semestre deste ano, “Folhas Brancas” marca a estreia do estudante de jornalismo da Ufam, Matheus Mota, na direção de curtas-metragens. O filme acompanha a história de Marcos, um rapaz que descobre que seu pai, Jorge, possui uma doença degenerativa chamada Mal de Alzheimer, ele cuida do seu pai e vive com ele os seus últimos momentos de vida ao mesmo tempo em que vai lidando com a perda dele. Marcos vai tentando viver uma vida dupla na qual tem que continuar sua vida pessoal e profissional e ao mesmo tempo ver seu pai envelhecer e esquecer as coisas na sua frente.

5 – Prêmio do júri popular revelado

Pela primeira vez, a Mostra do Cinema Amazonense realiza a votação do júri popular com o público escolhendo o melhor filme do evento. As votações segue na noite deste domingo e, após o debate, será revelado o vencedor.