Reed Hastings é o criador e CEO da empresa de video on demand Netflix, e ele anunciou essa semana algo que os assinantes do serviço acharão simplesmente fantástico: se depender dele, todo o catálogo da empresa ao redor do mundo será unificado.

Para quem não sabe, uma das grandes queixas para os assinantes da Netflix no Brasil é o fato do catálogo de séries, filmes e programas diversos ser bem mais restrito que o de outros países, em especial, os Estados Unidos. Para driblar essa dificuldade, muitos usam aplicativos como o Hola, extensão do navegador Google Chrome que permite o acesso ao acervo gringo.

»LEIA MAIS: Leonardo DiCaprio e Netflix acertam parceria para novos documentários

Em entrevista ao Gizmodo australiano, Hastings afirmou ter vontade de fazer essa unificação dos catálogos e combater um problema que acha muito mais preocupante: a pirataria. Vale lembrar que a Netflix já possui diversas produções próprias, em especial, de séries, como “Orange is the New Black”, “The Unbreakable Kimmy Schmidt”, “House of Cards” e outras.

Reed Hastings netflix

A parte mais complicada será entrar num acordo com as leis de exibição de cada país, além dos estúdios cinematográficos, que seguem uma linha dura de restrição à distribuição dos filmes e séries em cada país. Não por acaso, usuários têm sido pressionados a não utilizarem sequer as extensões como o Hola. No entanto, Hastings não está sozinho nessa batalha, como bem demonstra a posição favorável ao desbloqueio por conta de representantes da comissão europeia de mercado digital, de maneira que veremos novos capítulos dessa novela em breve.