O cantor britânico Sam Smith, o filme “O jogo da imitação” e as séries “Transparente”, “Game of thrones” e “Orange is the new black” estão entre os indicados nesta quarta-feira aos prêmios Glaads, em sua 26ª edição.

A organização norte-americana de defesa de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros Glaad afirmou que melhoraram as condições de igualdade e visibilidade em que a comunidade LGBT é retratada na mídia.

“Foi um bom ano para a representação LGBT na mídia, especialmente na TV e para a comunidade transgênero”, disse Nick Adams, diretor de comunicações e projetos especiais da Glaad.

A entidade anunciou os 144 indicados em 31 categorias em inglês e espanhol para os prêmios que serão apresentados em cerimônias em Los Angeles, em 21 de março, e Nova York, em 9 de maio.

Na categoria de melhor filme estão “O jogo da imitação”, indicado ao Oscar, o filme de casamento gay “O amor é estranho”, a comédia-drama britânica “Pride”, “The skeleton twins”, sobre irmãos gêmeos reunidos, e a comédia “Tammy”, de Melissa McCarthy.

Smith disputará com a cantora/compositora Mary Lambert, a cantora de folk Mary Gauthier, a rapper Angel Haze e a banda de punk rock Against Me! na categoria artista excepcional.

Para refletir a crescente diversidade das histórias LGBT, a GLAAD expandiu as categorias de comédia e drama de série de cinco para dez indicados este ano.

“Modern family”, “Brooklyn Nine-Nine”, “Faking it”, da MTV, “Glee” e “Looking”, da HBO, receberam indicações na categoria de comédia, bem como “Orange is the new black”, da Netflix, “Please like me”, da Pivot, “Sirens”, “Transparente” – da Amazon, vencedor do Globo de Ouro — e “Vicious”.

Na categoria de melhor série de drama estão “Shameless”, da Showtime, “Grey’s anatomy” e “How to get away with murder”, da ABC, “Pretty little liars”, da ABC Family, e “The Fosters” e “Game of Thrones”, da HBO. Também competem em drama “Masters of sex”, da Showtime, “Orphan black”, da BBC, “Last tango in Halifax” e “Degrassi”, da TeenNick.

“The normal heart”, da HBO, foi a única indicada em minissérie ou filme para TV.

da Reuters