Quase sempre deixada de lado nas atividades ligadas ao cinema, a periferia de Manaus ganha uma oportunidade rara de curso ligada ao audiovisual. Promovido pela produtora Pedra de Fogo, a primeira edição do “PerifaCine” com uma Oficina de Direção de Produção está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro através de formulário do Google (clique aqui). Toda a atividade é gratuita. 

Serão duas turmas – a primeira das 13h30 às 16h30 e a segunda das 16h30 às 19h30 – com até 10 participantes no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, localizado na Rua Tupinambá, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. As aulas ocorrem nos dias 19, 21 e 23 de fevereiro.  

Ao longo dos três dias, os participantes da oficina conhecerão detalhes sobre as etapas de produção (pré, produção e pós), logística, gerenciamento de equipes, orçamento e financiamento. No término, duas pessoas de cada turma serão selecionadas para produzir o Web programa “Música do Norte” ao lado da instrutora Isis de Manaus. “Os critérios para a escolha serão a presença nas aulas e o engajamento da pessoa”, disse a produtora e artista com mais de oito anos de carreira. 

MAIS AGENTES CULTURAIS 

O foco do “PerifaCine” será em alcançar, especialmente, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e residentes nas periferias de Manaus. No formulário de inscrição, aliás, perguntas como zona da cidade onde vive, gênero, autodeclaração e renda familiar são feitas. Segundo Isis, a proposta é estimular o surgimento de novos agentes culturais nestes locais. 

“A periferia tem muita conexão com as artes. A galera curte assistir filmes, participa de cineclubes. Eu mesma já produzi exibição de filmes na comunidade. Infelizmente, as pessoas destes locais não têm muito acesso ao cinema padrão de shopping, assim como às galerias de artes e liceus. Este tipo de formação serve para capacitar agentes capazes de utilizar o audiovisual para difundi-lo nestas comunidades, especialmente, a produção amazonense”, declarou.