O clássico do cinema amazonense “No Paiz das Amazonas”, de Silvino Santos, será exibido pelo Centro Popular do Audiovisual (CPA), neste sábado (25). A sessão começa a partir das 19h, na sede do Coletivo Difusão, Rua Boa Sorte, 555, bairro da Matinha, Centro de Manaus. O evento gratuito vai contar, ao término da exibição do filme, com um debate conduzido pelo pesquisador amazonense, Sávio Stoco.

Com uma série de trabalhos voltados para estudar as obras e a vida do cineasta pioneiro no Amazonas, o doutorando no Programa de Pós-graduação Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP, Sávio Stoco falou sobre a dimensão do trabalho de Silvino Santos. “Ele foi um cineasta tão internalizado na cultura oficial da sua época que criou suas obras a partir de uma tradição de discursos e imagens sobre a região amazônica que vem desde o século XIX. Ele pega estas referências e cria filmes a partir delas, atualizando questões. Então, neste sentido, há toda uma importância, para as Artes Visuais, em conhecer estas permanências nas criações visuais. Senão nunca iremos entender os longos tempos de constituição das imagens e das ideias sobre a região. Um percurso que não termina nele e continua chegando até nós, mesmo na era digital”, declarou o pesquisador.

A proposta dos “Diálogos Audiovisuais”, de acordo com os organizadores, é aproveitar a exibição de um filme para discutir o cinema de forma mais ampla, com foco em pessoas que se interessem por processos e história do cinema. Allan Gomes, um dos coordenadores do CPA, destaca os objetivos da organização “O CPA visa estimular toda a cadeia produtiva do audiovisual, por meio da formação, produção, pesquisa, exibição e circulação de obras e profissionais. Assim, o ‘Diálogos Audiovisuais’  vem de encontro a essa necessidade de colocarmos em contato pesquisadores, profissionais e o público da cidade interessado no tema”.