Depois de quase três anos, a TV Ufam retoma as atividades na próxima quinta-feira (27) com uma programação especial. Entre as novidades está o Cine Narciso Lobo, projeto voltado para a exibição de filmes de ficção, documentários e experimentais, além de videoclipes, feitos no Amazonas.

Com apresentação de Caio Pimenta, editor-chefe do Cine Set, o programa começa a ser exibido na quinta-feira, a partir das 20h35. O ‘Cine Narciso Lobo’ terá duração de 30 minutos sempre com três curtas-metragens acompanhados de entrevistas com os diretores, atores ou membros da equipe técnica.

A primeira edição traz uma homenagem ao professor Narciso Lobo com a exibição de “Uma Janela Para o Outro”, de Michelle Andrews e Sávio Stoco. Vencedor do prêmio do júri de curtas locais do Amazonas Film Festival 2009, o curta apresenta uma entrevista feita com o professor da Ufam em 2006.

Para Caio Pimenta, dar o nome do programa ao professor morto em 2009 é uma justa homenagem. “Chegamos a pensar em outros nomes, porém, quando recordei do professor Narciso Lobo, foi quase instantânea a decisão. Tive aulas com ele em 2007, no terceiro período da faculdade de jornalismo, e quando falei sobre meu interesse no cinema amazonense, os seus olhos brilharam. Era uma grande pessoa e com um legado inestimável para os realizadores e pesquisadores locais”, disse.

Além de “Uma Janela Para o Outro” e uma entrevista com Michelle Andrews, o primeiro programa terá as exibições dos curtas “Desiderium”, de Arthur Charles, e “Curta Adentro”, de Rômulo Souza. “Nas primeiras edições do ‘Cine Narciso Lobo’, vamos mostrar ao público as melhores produções feitas pelos alunos de Comunicação Social da Ufam no módulo de audiovisual ao longo dos últimos anos. Em seguida, abriremos o leque e vamos mostrar o cinema amazonense em geral”, afirma Caio Pimenta.

A TV Ufam pode ser sintonizada no canal 8 da NET Digital.