Dono de clássicos como “Fitzcarraldo” e “O Enigma de Kaspar Hause”, Werner Herzog está no Festival de Toronto para lançar o documentário “Meeting Gorbachev”. Durante entrevista à imprensa, o cineasta alemão revelou que está participando de uma grande franquia, além de fazer um longa gravado em sigilo no Japão. As informações são do site Indiewire.

Segundo Herzog, os detalhes sobre o blockbuster não podem ser revelados. “Só posso dizer o codinome do filme: “Huckleberry””, brincou. “Pelo amor de Deus, é apenas o codinome”, disse se divertindo. Vale lembrar que o cineasta interpretou o vilão soviético Mister Big em “Jack Reacher”, filme de ação protagonizado por Tom Cruise. Por isso, a imprensa americana especula que estará em “Top Gun 2”.

Para ele, o já clássico “O Homem Urso”, de 2005, ajudou a resgatar o interesse do público americano em seus projetos. “Sou muito mais conhecido em todo o mundo por filmes que fiz há 40 anos, mas “O Homem Urso” tocou nos países industrializados por causa de sua natureza selvagem. Eu tenho atuado desde o começo dos anos 1970 em filmes alemães e australianos. Tudo o que tem a ver com cinema estou apaixonado – atuando, escrevendo, dirigindo, editando, você escolhe”, disse.

Durante o meio deste ano, Werner Herzog rodou um novo e misterioso filme no Japão utilizando não-atores do país falando o idioma local. “Tudo foi um desafio interessante. Tive um tradutor muito bom. Eu criava o diálogo de uma maneira que a situação fosse descrita com muita precisão para os atores, ajudando-os a encontrar seu próprio caminho para o diálogo. Mas, eles precisavam atingir certas marcas preciso porque há consequências para a história”, declarou.

Um detalhe curioso é que o diretor utilizou câmeras leves para filmar os intérpretes em meio a figurantes que não sabiam estar sendo gravados. “Foi muito vívido, muito caloroso, muito bonito”, afirmou. As gravações terminaram em agosto e o filme ainda sem título ainda não tem data para chegar aos cinemas.