O documentário “Amazônia: O Despertar da Florestania” terá exibições especiais no Amazonas nos próximos dias com a presença da atriz, co-diretora do filme e ativista ambiental, Christiane Torloni. Nos dias 29 e 30 de março, as sessões acontecem em comunidades no Rio Negro nos dias 29 e 30 de março.

Em Manaus, serão duas oportunidades, ambas gratuitas: no dia 1.º de abril no Auditório Lidia Parisotto, sede da FAS, Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10 de Novembro, a partir das 18h30, com debate pós-sessão, enquanto no dia 2, a sessão será no bairro da Redenção.

Inscrições abertas para sessão na sede da FAS (clique aqui)

Sob a proposta de abordar como o meio ambiente vem sendo tratado desde o início do século XX, “Amazônia: O Despertar da Florestania” resgata personagens históricos e reúne depoimentos de representantes dos mais diversos segmentos ligados ao tema: a lista inclui indígenas, ambientalistas, jornalistas, artistas e intelectuais, entre outras pessoas que vêm lutando para preservar esse legado. A “Florestania”, palavra que sintetiza os conceitos de cidadania e direitos florestais, é o código genético de nossa identidade.​

Dirigido também por Miguel Przewodowski, a produção tem estreia nacional do documentário prevista para o dia 9 de março.  “Amazônia: O Despertar da Florestania” foi exibido no Festival do Rio e no Festival de Cinema Pachamama, no Acre. Em entrevista ao G1, Torloni falou que a ideia para o documentário surgiu durante as gravações da minissérie “Amazônia de Galvez a Chico Mendes”.

CONFIRA O TRAILER DE “AMAZÔNIA: O DESPERTAR DA FLORESTANIA”: